08 agosto, 2011

Opium - culinária asiática no Rio de Janeiro


Expectativa é uma armadilha.
Ela planta em você uma sementinha que te faz buscar o alvo do seu desejo e acaba sendo responsável por muitas das suas conquistas. Afinal de contas, se não houvesse alguma expectativa talvez você não tivesse nem levantado da cadeira. Em contra partida ela pode ser responsável pelas suas decepções. É matemática: quanto maior a expectativa, maior o risco de decepção.

Sempre tentei me lembrar disso quando vejo meu nível de expectativa nas alturas e tento baixar um pouco ela, não que eu tenha algum êxito nisso, mas eu tento né.... O restaurante de Roberta Sudbrack me dava borboletas no estômago, pois eu sabia que tinha uma expectativa alta demais.
Em compensação, quando a expectativa é muito baixa ou não existe e você se depara com algo muito bom, essa sensação de realização toma outras proporções. E foi que aconteceu com o Opium.



O Opium é o restaurante do Hotel Ipanema Plaza, no Rio de Janeiro e quem nos deu a dica quente foi o Guilherme Falcão, um amigo muito muito querido (e sabido!). Decidimos seguir a dica e rumamos pra lá com um casal de outros amigos especiais: Bruno e Ana Luiza. Esses dois ai são como nós, ligados em gastronomia e vinho. Então não tinha companhia melhor para nos acompanhar.


O Opium tem como especialidade a culinária asiática contemporânea, utilizando influências do Japão, Vietnã, Índia, China e Tailândia.



O cardápio era imenso, se tornando quase um problema. Eram tantas as opções, tão bem descritas e tão convidativas que perdemos um bom tempo pra definir nossos pedidos.
Cada um de nós seguiu em uma linha nas entradas e era um tal de um cobiçar o prato do outro...

Chega mais!
Fernando foi de Lulas em Especiarias: anéis de lulas empanadas, acompanhado de três molhos: teriyaki, thai e balsâmico.


Argolinhas de lulas macias, no ponto e crocantes. O molho balsâmico foi o que mais agradou, seguido pelo picante e adocicado thai. O teriyaki estava um pouco enjoativo e melado.

A Ana ficou com a entrada que tanto cobicei, um mix de snacks. O Snack Sushi Bar era assim, cada colherzinha uma experiência diferente: camarão empanado em geléia thai, peixe branco em azeite de ervas, salmão em crosta de chá verde ao molho de mostarda e mel; peixe branco recheado com damasco em creme de maracujá, atum em crosta de pimenta japonesa ao teriyaki.  


Eu fiquei com salmão na entrada. Salmão em nachos crocantes de aipim.


Imagina um tartare de salmão fresquinho e bem temperado, com topo de ovas de cor vibrante e sabor inconfundível, tudo isso gentilmente apoiado sobre um nacho crocante de aipim e regado com um azeite de ervas. Imaginou? Agora imagina a sua vontade de dividir essa preciosidade com os outros. Entendeu?
Deixa de ser egoísta, Mariana.

 O Bruno esperou um pouco mais pela entrada dele e acabou faturando uma cortesia do sushi bar, sushis fresquinhos.
Mas o Roast Beef de Atum que ele pediu fez por merecer. Atum fresco envolto em algas, empanado em coco e acompanhado de amêndoas ao molho Teriyaki.


 Parecia um sushi grande, mas a presença do coco nesse prato dava um toque distinto e surpreendente que te levava a uma nova dimensão do conceito de comida japonesa.

Felizes com nossas escolhas esperamos pelos pratos.

Fernando e a Ana fizeram o mesmo sábio pedido: Salmão Asiático
Um belo naco de salmão grelhado, semi-cru por dentro, acompanhada de um risoto de cogumelos frescos: Shimeji, Shitaki, Paris e Funghi. Um glacê de vitelo envolvia o prato e um crispi de mandioquinha dava o toque final.


Um prato bastante completo e rico de sabores e texturas, a suavidade do salmão em duas versões (a grelhado e a cru), o sabor marcante do mix de cogumelos e a crocância da mandioquinha.
Escolha muito feliz eu diria!

Eu e o Bruno tentamos algo mais emocionante, com um pouco mais de picancia.

Meu prato era dono de um nome difícil: Kaeng Phet Pla Kup Naw. Mas nada mais era do que filés de namorado refogados com curry vermelho e leite de coco sobre batatas, coberto por uvas, cogumelos paris, tomate cereja, folhas de manjericão e acompanhado de arroz de jasmim.


Ele não era o prato mais atraente na apresentação, mas para quem gosta de leite de coco e pimenta como eu, era tiro certeiro. E foi. O ponto fora da curva foi na batata que não acompanhou a presença dos outros ingredientes e poderia ter um pouco mais de personalidade.
É que eu gosto taaaaaaaaaanto de batata...

Mas pensando também na variedade de sabores do prato como o apimentado do curry, o característico do leite de coco, o doce das uvas e até acidez do tomate cereja, emperequetar muito na batata poderia desandar com a harmonia.
Resumindo, estava mais do que correta tanto a confecção quanto a elaboração do prato.

Por último o Bruno inovou com o Rolinho Crocante de Salmão. Um prato diferente, com apresentação marcante. Finas fatias de salmão fresco, foie gras e abacaxi, envoltas em fina massa Harumaki crocante, ao molho de especiarias e salada de papaia verde picante.


Interessantíssima a salada de papaia que era picante pra valer e que fazia toda diferença na harmonização de tantos ingredientes.

Difícil foi eleger um favorito, coisa que não consegui até agora. Difícil mesmo.
Mas fato é que comemos como realeza. Nada de restaurante-asiático-moderninho-fake. É restaurante de culinária asiática de verdade.

O ambiente é agradabilíssimo e o atendimento é a moda paulista. Os cariocas que me perdoem, mas nesse quesito eles ainda estão anos luz atrás de nós. Em lugar algum fomos tão bem atendidos quanto no Opium. Serviço atencioso, prestativo e simpático, que mesmo no erro é capaz de nos provar a preocupação em contornar o problema e manter a qualidade.

Saímos contentes e com a certeza que a indicação não só foi precisa, como será contínua. Para você que está lendo esse texto e pretende ir ao Rio de Janeiro, o Opium vira parada obrigatória.

A conta?
Entrada + prato + bebida não alcoolica: R$145,00 por casal.
Não é uma pechincha, mas com esse nível de pratos, ingredientes frescos e atendimento não teria como ser. Porém, é o raro tipo de conta que você paga sorrindo.



Opium Restaurante
Hotel Ipanema Plaza
Rua Farme de Amoedo, 34 - Ipanema 
Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 3687-2000

3 comentários:

  1. Vai ver que o dono do Opium é de SP! rs
    Achei o preço ótimo. Não acho que em SP exista coisa melhor e por menos. Essa com certeza é minha próxima parada assim que eu voltar ao RJ.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu comentário e gostaria de saber se podemos colocar seu link no mural social do hotel...muito obrigado por suas recomendações sou o chef. executivo do hotel,Adilson peres, obrigado e bom domingo!!!!!!!

    ResponderExcluir