18 setembro, 2012

A TRAMONTINA e sua Tampa.


Existem coisas que me dão preguiça. Mas existem coisas, que me geram tanta indignação que supera qualquer preguiça que eu possa ter.
Por isso, hoje eu vou perder meu tempo escrevendo isso. E digo perder, por que não vou ganhar nada fazendo isso (e nem quero), só não consigo nao dividir com vocês tamanho amadorismo.

Isso me lembra tanto a história da Tempo Digital... tipo, merda do começo ao fim.

Minha história começa quando ganhamos de casamento um conjunto de panelas da TRAMONTINA. Panelas lindas e excelentes, com revestimento antiaderente e tampas de vidro, não tenho do que reclamar da qualidade das panelas!

Porém, uma das tampas se quebrou (de forma até meio esquisita). E eu corri para o site da Tramontina para saber como e onde comprar uma tampa nova para reposição. Preenchi um formulário no próprio site e aguardei um retorno. Data: 25/07/2012.


Todo mundo bem que sabe que hoje em dia o setor de atendimento ao cliente vai de mal a pior. Ser bem atendido, ter seu problema resolvido de forma rápida e objetiva é quase um milagre da vida moderna. Então eu esperava pelo pior...mas fui surpreendida.
No dia seguinte recebi o seguinte email:
SAC: “Bim dia,
Primeiramente agradecemos pelo contato conosco.
A Tramontina faz a venda desta tampa avulsa,por gentileza me informe o Tamanho:
O pagamento é feito à vista por meio de depósito bancário. Nos informe qual Banco prefere  (Bradesco/Brasil e Itaú) que informaremos os dados. Depois basta nos ligar e notificar sobre o depósito. Enviamos o produto gratuitamente por sedex em até 5 dias úteis após a data de notificação de depósito.
Ficaremos a disposição.
Atenciosamente,
Ludmila”

Erros de digitação a parte, pensei: "Uau! Isso que é atendimento. Não vou precisar nem sair de casa e nem pagar pelo frete!”
Respondi o email Informando que meu banco de preferencia era o Itaú e enviei a medida da panela, juntamente com 2 fotos ilustrando. 
E foi ai que a saga começou.

Data: 01/08
Sem obter resposta, reenviei o formulário no site:
“Há 1 semana entrei em contato com vcs através desse formulário para aquisição de uma nova tampa para uma de minhas panelas do Conj. Monaco. Me responderam q eu deveria mandar a medida da panela, assim como a preferencia de banco para deposito. Assim o fiz e até hj ninguem me deu retorno. A panela mede 21cm de diamentro e o banco de preferencia é o Itau. Aguardo o contato de vcs.”
Data: 06/08
Fui obter uma resposta 5 dias depois:
SAC: “Bom dia,
o valor da tampa é de 25,87
me informei e o banco para deposito so podera ser Bco do Brasil
Segue dados da conta,
Ag 2859-2 Cc 5766-5 Bnco Brasil
assim que efetuar o pagamento nos ligue confirmando (11)4197-1266
Attt,”

E de repente a coisa toda mudou e o depósito só podia ser feito no Banco do Brasil. Estranhei a divergência das informações, questionei e recebi a resposta:

SAC: “Informamos que a venda agora só podera ser pelo Bc Brasil.”

Não gostei, mas eu precisava da tampa, então respirei fundo e dei continuidade:

EU: “Preciso dos dados do favorecido, Nome e CPF ou CNPJ, para fazer a transferencia do valor.”

E veio a resposta:
SAC: “Boa tarde
Tramontina/Varejo ultilid.Ltda
Attt,”

Comecei a estranhar mais ainda. O atendimento era ruim demais! Erros de digitação, frases mal formuladas e jogadas no corpo do email, informações divergentes, informações que faltavam, mesmo eu tendo pedido. Mas né, eu com minha paciencia de Jó tentei de novo:

EU: “Preciso do CNPJ para fazer a transferencia.”

Não obtive mais resposta. 

Data:14/08 
Voltei a cobrar a Tramontina. E recebi o seguinte email:

SAC: “Nos informe CPF para que possamos verificar.
Att
Cintia”

O MEU CPF? Eu tenho que informar o MEU CPF? Para que exatamente, se em nenhum momento eu forneci o meu CPF? Surtei.

EU: "Cara Cintia,

Deixa eu ver se entendi esse atendimento da Tramontina, que num primeiro momento erroneamente elogiei: 
Primeiro peço informações sobre como adquirir uma nova tampa e recebo uma reposta que devo mandar a medida da panela e que posso escolher o banco de preferencia para realizar o deposito.
Envio a vcs a medida, com foto, da panela e solicito pelo banco Itau. Não obtenho mais respostas de vcs e tento novamente um outro contato.
 Vcs me enviam um email já com informações divergentes sobre o banco, dizendo q obrigatoriamente o deposito deve ser feito em um único banco.
 Em posse dessa informação, peço o NOME do favorito e o CNPJ para que eu possa fazer o deposito. Um de vcs me responde com apenas o nome. Peço novamente pelo CNPJ e não recebo um retorno.
E agora recebo esse email pedindo que eu informe o MEU CPF para confirmação. 

Vc poderia me informar QUE RAIOS DE ATENDIMENTO LIXO É ESSE??????
 Mariana Ushli Poloni”

E você que esta lendo, já deve estar cansado. Mas ó, eu nem comecei a contar ainda.

Data: 21/08
7 dias depois desse meu último email, resolveram dar prioridade no meu caso e me enviaram:

SAC: “Enviaremos a tampa em cortesia, apenas confirme quais dos 2 modelos é a tampa e o tamanho correto?”

Quer dizer que resolveram me DAR a tampa? Olha, não era esse meu objetivo, mas confesso que aceitei de bom grado e não pelo dinheiro, mas por faze-los ter algum prejuizo como conseqüência de tamanha incompetência.
No dia 21/08 mesmo, enviei o tamanho e o modelo da tampa (novamente) juntamente com meu endereço completo. Achei melhor me antecipar mesmo o SAC não tendo mencionado nada sobre o endereço.

Data: 30/08
Mais 9 dias se passaram e eu voltei a cobra-los para saber quando chegaria minha tampa.

Data: 31/08
E é assim, a Tramontina não cansa nunca de te surpreender. Recebi:

SAC: “O endereço que temos cadastrado é em Taubaté, o nosso atendimento é da região de SP, enviamos para São Paulo? 

Att
Cintia

Eles não tinham nem enviado minha tampa ainda!! 
Como assim "enviamos pra São Paulo?” ??? Pra qual endereço de São Paulo eles pretendiam enviar, se o meu cadastro era de Taubaté e meu endereço novo no Rio de Janeiro?

E eu, pacientemente esperando dar o prazo do sedex…perdi a paciencia:

EU: “Vcs levaram mais 10 DIAS só pra me questionar sobre o endereço????(obviamente sob cobrança minha, outra vez)
Que raios de SAC é esse??
A vantagem desse atendimento por email, é poder ter tudo isso registrado, para quando minha paciência atingir o limite eu poder usar esse material, com nomes e dados, para uma RECLAMAÇÃO FORMAL, em uma estancia superior. 
A minha paciência esta no limite, é bom q vcs resolvam meu problema. 
Grata”

No mesmo dia (31/08) vem a resposta e mais uma vez a Tramontina pagando pelo atendimento lixo que oferece:

SAC: “Segue segunda por sedex no endereço do RJ.
Att
Cintia”

A essa altura eu pensei: “Bom mesmo. Hunf!

Data: 05/09 
Dessa vez eu não seria tão paciente, cobrei por email:

EU: “Se na segunda foi postado, conforme haviam dito, então hoje deveria estar aqui a tampa, não?!
Gostaria de saber QUANDO chega minha tampa??????”

Sem respostas.

Data: 11/09 
Tentei novamente:

EU: “No ultimo email que recebi de vcs, foi me passado q a tampa estaria sendo postada na segunda-feira da semana passada. 
Já se passaram 8 dias da tal data e ainda nao tenho a tampa. 
Alias, deve estar completando uns 3 meses desde que comecei a me comunicar com vcs para SIMPLESMENTE repor uma tampa. 
Confesso a Tramontina me decepcionou demais com o tipo de atendimento q oferece. Eu que achava que era uma empresa seria, uma marca de respeito... Percebi que me enganei, já que sequer responde meus emails. 
Acho q vai sair mais "barato" jogar meu  jogo de panelas da Tramontina no lixo e comprar um novo, completo da marca concorrente, na esperança de ter um suporte e atendimento no mínimo adequado. 
Qual a posição da minha tampa?”

E ai sim veio a resposta:


SAC: “Bom dia 
Ocorreu uma eventualidade,seguirá esta semana. 
Att 
Cíntia da Costa”




Só podia ser brincadeira.
Nesse momento eu imaginei os atendentes da Tramontina rindo da minha cara e combinando o que mais fariam para me levar a loucura. Só podia ser de propósito, estava difícil até em acreditar que isso tudo era pura incompetência.
E respondi:


EU: “Uma "eventualidade" nao acontece durante quase 3 meses!!
Quero saber exatamente QUANDO chegará a tampa?”

Não obtive mais resposta.

Data: 13/09 
Finalmente a tampa chegou. 
A TAMPA CHEGOU.

Pensei: “Isso dava uma história”. Mas como comentei lá no começo, a preguiça reinou. Mas ó, senta aqui mais um minutinho e assiste o fim da história.

No mesmo dia (13/09) recebo um email:

SAC: “Boa tarde,
Poderia me passar o CPF.


Att.”


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Caí na gargalhada.
Era pra rir, não era? Era uma piada, não era?
Melhor eu perguntar:


EU: “Esse email só pode ser uma piada. Certo?”


Jesus!
Bom, eu tinha minha tampa e como uma pessoa bem educada que fui, tinha em mente em enviar um último email avisando que minha tampa havia sido entregue. Mas achei que era consideração de mais pra quem me deu de menos. Deixei pra lá e a história morreu…por apenas 5 dias.

Data: 17/09

Recebo via sedex uma segunda tampa!
UMA SEGUNDA TAMPA.


E foi assim: o atendimento medonho da Tramontina fez merda e para tentar consertar me deram a tampa como cortesia. Continuaram fazendo merda e para tentar melhorar, abriram excessão e enviaram pro Rio de Janeiro. Mas eu falei, a Tramontina não cansa de te surpreender...
Os caras são tão ruins, que enviaram o mesmo produto em duplicidade.

Me diz, nos dias de hoje, como pode uma empresa desse porte ter um atendimento desse nível?? Tem mais é que ficar no prejuízo mesmo.

Aquela máxima de que toda tampa tem sua panela, pra mim já não serve mais. Minha panela hoje, tem duas tampas. Quase um Cadinho...

Eu ainda não decidi o que eu faço com a tampa, se eu quebro, se eu enquadro como testemunho de uma história de atendimento bizarro, se eu vendo...

Por favor, eu estou aceitando sugestões de ideias criativas para essa tampa!

5 comentários:

  1. Marianaaaaaaaaaaaaa manda segunda tampa para mim. a minha quebrou hoje. Diana

    ResponderExcluir
  2. kkkkk q louco tudo!!!
    Menina vc é mto boazinha!
    Eu vivo brigando com a Tramontina.
    A panela de pressão que custa quase 400 reais trincou a parte de plástico preto da tampa. Tentei encontrar um lugar q venda, em vão. Maaas o sac não resolve NADA NUNCA. verdadeiros idiotas. Ou nós q somos por comprar determinadas marcas?
    Não sei, só se que quando liguei, sim por tel o atendimento é beeem melhor. pelo menos para eu foi!
    Quanto a tampa melhor é vc ter de reversa mesmo. Vai q quebra outra. né não? rs
    Não temos mta escolha, afinal moramos no Brasil!

    Att...

    ResponderExcluir
  3. Mariana, pelamordedeus, vende essa tampa para mim... eu quebrei duas e minha mulher ainda não viu o estrago

    ResponderExcluir
  4. Tive que rir dessa saga!

    ResponderExcluir
  5. rsrs para minha tampa, recebi uma mensagem hoje da Tramontina: "Segue hoje pelos Correios, em média 07 dias para receber e não há custo." . Vou procurar mais casos parecidos e, dependendo do que acontecer comigo e ainda se a preguiça não bater, vou escrever o livro Tramontampas...

    ResponderExcluir