24 fevereiro, 2011

"Como amar um homem inseguro"


Recentemente li dois artigos que tinham um grande link com muitos dos meus pensamentos sobre esse assunto. Decidi: já está na hora de falar sobre isso.

Um dos textos, escrito por uma mulher e dirigido aos homens falava da descrença da autora na máxima “mulheres poderosas assustam os homens”. Ela questiona a veracidade de tal fato, assim como as justificativas que muitas vezes nos dão (e nos damos) para encontrar a razão do fora que tomamos. “Você é boa demais pra ele”.

No outro texto a autora falava sobre certos tipos de homens que precisam estar/conquistar/seduzir mulheres inofensivas (sob o ponto de vista deles), inexperientes, virgens, angelicais. Ele tinha o mesmo título desse post. Mas não vamos falar exatamente sobre isso, até porque mulher nenhuma tem que se mudar ou moldar para amar um homem inseguro. Eles que se resolvam.

 Em primeiro lugar vamos deixar bem claro: homem nenhum (com um pingo de discernimento) deixa uma mulher por ela ser “boa demais” pra ele. Isto é bullshit. Isto é a desculpa que a sua família dá para justificar o fato e deixá-la menos infeliz. Essa é a desculpa que você busca para seguir em frente e levar uma vida menos miserável depois do pé na bunda.

De qualquer forma não podemos dizer que homem nenhum tem medo de mulheres fortes. Homens fracos e inseguros não sabem viver ao lado de uma mulher decidida, independente. E nesse caso eles as evitam. Eles não se permitem e nunca começam relações com mulheres assim.

Eu mesma conheço homens desse tipo.
Você sempre os vê em relacionamentos com mulheres abaixo do seu nível cultural, social e financeiro. E você sempre se pergunta: O que ele viu nela? Tem tanta mulher melhor pra ele!

E é exatamente esse o pulo do gato. Ele vislumbrou nela, uma zé-ninguem, a possibilidade de SER alguém. Ele não quer uma mulher melhor, pois e ele é inseguro. E ter uma mulher forte ao seu lado vai esfregar na cara dele todas as suas inseguranças. E definitivamente ele não está pronto pra isso. É muito dolorido mexer nessa ferida.

Para aquela mulher desinteressante, que não tem um conforto financeiro, não se interessa em melhorar seu nível cultural, carente ao extremo, dependente emocionalmente e financeiramente, que não tem ambições quanto ao futuro profissional, não tem opinião de nada, o cara vira um Príncipe Encantado! Para essa mulher ele não é só mais um. Para ela, ele é O CARA.
E é esse tipo de mulher que esse cara busca.

Viu como é mais fácil ser O CARA descendo alguns degraus e buscando uma mulher um pouco mais “embaixo”?! É tudo uma questão de referência. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.

Diferente das desculpas esfarrapadas de certos homens ao terminar um relacionamento, esse homem inseguro sequer começa um relacionamento com uma mulher “boa demais pra ele”.
Ter uma mulher forte, autêntica, determinada, convicta e segura ao seu lado pode não ser uma das coisas mais fáceis de lidar. Mas acredite, tem uma série de vantagens.



Mulheres fortes exigem de você. Elas te apóiam, tem empurram pra frente e te ajudam a crescer junto com elas. As opiniões delas, algumas vezes diferentes das suas, vão mostrar outros ângulos da mesma situação. As idéias delas vão complementar as suas e vice-versa. Ela vai lhe passar as experiências dela e vai ouvir as suas. Ela vai construir com você. Ela vai te puxar de volta pro chão quando você voar alto demais. Ela vai te libertar quando você tiver raízes demais te prendendo.

Ela cresce, você cresce.
Você cresce, ela cresce.
E vocês constroem muitas coisas juntos.


Relacionamento é amor, carinho, sexo, mas também é parceria! Parceria entre duas pessoas com as mesmas vontades, mesmos objetivos e de forças parecidas. Mulheres seguras podem até te ajudar com a sua insegurança.

Homens inseguros que buscam mulheres “menos” não crescem, não evoluem, não aprendem, não conquistam. Eles só passam o que sabem, eles bancam, eles cuidam, eles criam. Para essas mulheres “menos” eles SÃO. Eles FAZEM. E assim controlam a situação. E assim eles as mantêm submissas e dependentes. Ou pelo menos é o que eles acham. É muito mais fácil ter uma Amélia do seu lado!

E sabe o que eles ganham com isso? Estagnação.  Mediocridade.
(pra não dizer que ganham chifres e pés na bunda quando elas acordam pra vida)

Ser inseguro não é condenável. Feio é ser covarde. Ser covarde em não assumir isso, não mexer na ferida dolorida e buscar formas de melhorar. Ser covarde em buscar e se contentar com menos do que você merece para se sentir seguro e se destacar em alguma coisa para alguém.
Se você é inseguro e acredita que não merece coisa melhor, então é covarde por aceitar isso. Move on, meu rapaz! Mexa-se! Faça alguma coisa para SER alguém melhor e ai sim se dar o direito de TER alguém melhor ao seu lado.

E tem coisa pior do que homem covarde?

Um homem inteligente, forte e maduro, tem uma mulher à altura ao seu lado. E se ele não nasceu seguro, ele fez e está fazendo, o que pode pra sustentar a presença daquela mulher em sua vida. E só pelo esforço ele já é merecedor dela.

Homens inteligentes não buscam dependência e submissão em uma mulher. Homens inteligentes buscam uma parceira. Homem que é homem arregaça as mangas e vai à luta quando vê a sua mulher crescendo, para acompanhá-la.
Eu sei a mulher que sou. E tenho convicção que tenho ao meu lado o homem que mereço.

Amigo, olhe ao seu lado. Se você não ama uma mulher poderosa, ou não busca isso em mulheres, talvez tenha algo em você que precisa muito ser resolvido.

51 comentários:

  1. Querida, seu melhor post so far. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi 'Coisa Feia'! Não vou perder meu tempo lendo o seu texto, mas lhe recomendo, no mínimo mais atenção. Quiça, melhore sua capacidade de entendimento e consequentemente não venhas 'colocar palavras na boca dos outros' por má interpretação. Felicidades construtivas!

    ResponderExcluir
  3. Dificil colocar palavra na boca dos outros quando não existem outros. O texto é sobre o que penso. Se você não gosta, tem todo o direito de expressar ou não ler. Coisa que aliás fiquei em dúvida...você perdeu ou não seu tempo lendo?

    ResponderExcluir
  4. De qualquer forma, apesar de não ser escritora muito menos jornalista estou anotando a dica e vou investir e tentar aprimorar minha "capacidade de entendimento"!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Mariana,
    muito bom o seu texto... excelente, perfeito!
    mais agora fiquei em duvida, nao sei o que gostei mais se foi do texto ou da resposta ai de cima. hahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  6. hahah hahaha hahahahha... adorei o texto, fogo ! muito bom mesmo... arrasou !!! ja até indiquei para uma amiga ler... sensacional ! bjoo

    ResponderExcluir
  7. Félix.
    Parabens, encontrei seu Post procurando assuntos sobre querer uma mulher dependente, criticas destrutivas não são dignas de serem levadas em consideração, Parabens, Voçê escreve muito Bem.

    ResponderExcluir
  8. Acho q eu tinha lido esse seu post da primeira vez, e hj ele me pareceu mais claro... Ficou muito bom!
    Beijo.
    M Amelia

    ResponderExcluir
  9. Excelente o texto!!!
    Parabéns à autora.

    ResponderExcluir
  10. Um bom texto é aquele que condensa uma forma de pensar e uma visão social que nos salta aos olhos, porém, é muito camuflada por cliches, frases feitas, pré-conceitos e padrões conformistas. Concordo com tudo o que disse, as mulheres estão descobrindo que são capazes de independência (graças a Deus), e isso realmente nos assusta um pouco. Antes, bastava-nos a capacidade de prover, hoje estamos aprendendo a prover, admirar (para mim a admiração é o ponto chave de qualquer relação), apoiar, cuidar, respeitar, enfim, conjugar o verbo AMAR de uma forma mais ampla e saborosa, e isso é muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Bem por ai, Mario. Bem por ai. Obrigada pela colaboração aqui no blog!

    ResponderExcluir
  12. Olá,Mariana!

    O final de um relacionamento entendido nesta frase..."mulher nenhuma tem que se mudar ou moldar para amar um homem inseguro. Eles que se resolvam." MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  13. Que texto tendencioso!Muito feio tachar as pessoas desse jeito.

    ResponderExcluir
  14. Muito bem escrito, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS!!! O Texto reflete bem o que mulheres bonitas, inteligentes e independentes estão tendo que aturar!!!! Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  16. mariana, eu adorei o texto, e quem criticou, deve ser muito inseguro, pois se identificou e ainda nem teve coragem de colocar o nome, coisa de covarde....hahaha

    ResponderExcluir
  17. Eu adoreiiiiiiiiiiiiiiii muitoooooooooooo

    ResponderExcluir
  18. dei um google no assunto e caí aq: mto bom, refleti. "brigadão" viu!

    ResponderExcluir
  19. A não... prefiro as mulheres inferiores a mim mesmo, gosto de me sentir seguro e estar no comando sem muito esforço, pq há muitas outras coisas a fazer além de se preocupar em ficar o tempo todo fazendo as vontades da parceira... detalhe: sou prático, inteligente, me considero bem sucedido e evoluindo a cada dia... Mulher cheia de moral não combina comigo...

    ResponderExcluir
  20. Cada um tem seu jeito, certo? Cada um tem o que escolhe, o que merece!
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Great! Eu ainda me lembro no inicio de um relacionamento tendo que fingir que nao sabia sobre alguns assuntos pra fazer com que meu ex pudesse se sentir "O CARA" e nao ta com nada, nao tive outra saida a nao ser "deixar que ele se resolvesse" sem mim =)

    ResponderExcluir
  22. sensacional seu texto, me deu uma luz, sou homem. hahahahahha e bom entrar no mundo das mulheres e entender um pouco de como vcs pensam. as vezes e mto dificil entender um ser tao diferente. e vcs tb entenderem nos homens. o importante e a troca de informacoes.
    de vez em quando me pego em rodas das amigas da minha namorada e fico so observando. hahah
    incrivel. parabens.
    nao e escritora, mas pdoeria pensar. acho uma profissao incrivel.
    quem sabe eu tb nao viro um?? Pq nao???????? : )

    ResponderExcluir
  23. Adorei demais o "que se resolvam". Em situações de insegurança masculina, sempre me guiei pelo "cara, faz o que achar que deve, vai na fé...", o que na verdade significa "eu posso até gostar de você, mas vê se não me enche com suas neuras". E de fato enche mesmo, ao ponto de não rolar nem mesmo amizade. Há mais o que fazer, né? Tem um mundo de oportunidades para meninas superpoderosas, dentro e fora de relacionamentos, então, pra que ficar na de um mané?
    A propósito, vim parar aqui por acaso e estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  24. Vou partilhar no meu blog! Gostei de ler. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  25. Eu precisava muito ler tudo isso! nossa! lavei a alma. Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom, você tocou em um ponto certo.

    ResponderExcluir
  27. será q eles não imaginam que somos fortes pra eles nos admirarem?

    ResponderExcluir
  28. FARTO DE MULHERES QUE QUEREM TUDO DO HOMEM E DEPOIS QUANDO TEM UM HOMEM NA MAO REJEITAM-NO PORQUE PERDEM O INTERESSE.INSEGURAS SAO AS MULHERES QUE SE OLHAM NO ESPELHO UMAS MIL VEZES POR DIA.COMPULSIVAS,CRUEIS,TRAIDORAS,CINICAS E CONFUSAS.TEM A MANIA DA SUPERIORIDADE NAO SUPORTAM DEFEITOS E SAO TODAS UMAS INVEJOSAS DE UMAS PARA AS OUTRAS,E CUSCAS.HOMENS ACORDEM PORQUE O AMOR É DINHEIRO E FAMA.FORAM DESCOBERTAS.

    ResponderExcluir
  29. ANTES SÓ QUE ANDAR COM ABORTOS.LIBERDADE ACIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Li o blogue, gostei daquela parte em que as mulheres fortes ajudam-nos a crescer,NAO SAO TODAS mas felizmente ha dessas mulheres, mas o ser inseguro nao quer dizer que seja de baicho nivel e que so queira o mais facil ,isso e um esteriotipo os homens nao sao todos iguais nem as mulheres, eu sou inseguro e nao sou de baicho nivel social, nem financeiro, sou inseguro por nao conseguir ter correspondencia por parte de uma mulher, levei sempre com os pes, agora, o que podera resultar isso nao sei, mas questionei-me porque tenho esse problema, porque sempre que tento encontrar a felicidade,tenho levado sempre com os pes? alguem pode-me falar mais sobre o assunto =S

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Um sapato pra cada pé

    Sou um homem que as vezes vive a insegurança e as vezes se sente seguro. Uma mulher que também é insegura me atrai não porque quero me sentir superior a ela mas para que cresçamos juntos. A idéia de tratamento que você como mulher poderosa oferece ao seu homem inseguro idealizado me parece um treinamento militar. Fique com o seu homem maduro e deixe as mulheres inseguras pra nós, homens inseguros inteligentes. Mas se esse texto significa que você tem alguma ferida de um amor mal resolvido por um homem inseguro... Aprender a compreender e amar um homem é um longo caminho mas eu acho uma evolução natural nas relações de gênero. Gostei desse texto aqui ( http://malexperience.com/2011/08/how-a-woman-can-love-a-man/) apesar de algumas discordâncias.

    ResponderExcluir
  34. Minha linda, você simplesmente descreveu com perfeição o pensamento e comportamento de um homem inseguro em busca de uma parceira. MARAVILHOSO TEXTO!!!

    ResponderExcluir
  35. certo, falaste do homem inseguro muito bem.

    agora porque não fala da mulher que não respeita a opinião do seu homem, não sabe ouvir um não, não respeita a cultura a personalidade, uma mulher que compara seu namorado com o namorado das amigas, acho que no seu blog tá faltando também este texto, para as mulheres aprender a respeitar mais e principalmente pra quem namora e pensa que podem fazer tudo que faziam quando era solteira e as coisas não são assim. venho passando por isso e não desejo isso a ninguém, por que respeito não é só fidelidade e sim um conjunto de fatores a qual alguns citei ai em cima. relacionamento onde apenas um tem que adaptar, ceder,abrir mão, sacrificar algo que ele gosta ou não concorda,só uma pessoa tem que aceitar a manias,cultura,desejos e vontade, relacionamento onde só um tem que realizar isso, não é relacionamento e sim passa tempo. então as mulheres deveriam refletir mais sobre esse comentário que estou deixando e passar a respeitar mais a opinião da pessoa que ela realmente ama, porque proibir é diferente de Limites e abandono de velhos costume quando a pessoa é solteira. ah não somente as mulheres quanto o homem também respeitar, valorizar e acima de tudo fazer de tudo para que ambos seja feliz e não somente um.

    Boa tarde a todos e é apenas o que penso.


    ass: Mauricio Oliveira

    ResponderExcluir
  36. Mariana, o seu texto é como um bálsamo para as minhas (nossas) convicções. :) Felicidades

    ResponderExcluir
  37. Sou inseguro e busco justamente o contrário em uma mulher. A pessoa por quem mais fui apaixonado e, ainda não esqueci, é uma mulher inteligente, fina, confiante e segura de 44 anos, enquanto eu possuo 26.
    Talvez busque numa parceira o que, ainda, falta em mim. Detesto mulheres muito dependentes e inseguras, sem cultura etc.
    Quem sabe um dia me apaixone novamente por uma mulher tão especial como essa que mudou totalmente minha cabeça.

    ResponderExcluir
  38. É fácil apontar o dedo na cara dos outros sem saber os problemas, dores e traumas que essa pessoa passou durante a vida. É fácil abominar homens inseguros, tornando-os mais inseguros, pois a sociedade sempre faz isso, não é? Vocês acham que os homens são seres naturalmente mais seguros? ISSO É MENTIRA.
    Para a sociedade o homem tem que ser o "machão", forte, provedor, etc. Isso é resquício de machismo, que muitas auto proclamadas feministas ainda propagam. O homem que a sociedade quer é o homem violento, o "pica grossa" o "machão". Aí quando essa macheza descamba para a violência doméstica, o pessoal acha ruim. Que incoerência, forçam o homem a ser machão, depois dá merda e a sociedade acha ruim.
    Aí se não é machão é o inseguro, o fraco.
    Uma feminista abominar homens inseguros é um a incoerência gritante, pois essa idéia de "homem 100% seguro" é um conceito MACHISTA. Digo mais, homens 100% seguros são autoritários. Pois se ele está certo, foda-se a opinião do outro, não é verdade? "Sua opinião está errada mesmo, então nem fale."
    Além disso hoje em dia é fácil falar de homem, o que os homens devem ou não devem fazer. Já viu que isso pode ser um machismo às avessas? Ou um machismo só para homens? Eu não vejo homens decentes dizendo o que as mulheres devem fazer. Só homens imbecis fazem isso.
    Você generalizou demais a insegurança masculina, mais do que isso, você os descreveu como se fossem monstros. Quis dar a entender que homens inseguros precisam "melhorar". Não precisam merda nenhuma. Se precisam é apenas se sentir mais seguros, pois a sociedade cobra isso.
    Muitas mulheres se sentam num trono e pensam: "ah homens, venham aqui, eu sou a rainha, venha aqui se for capaz. Se não vier, é covarde". É fácil se colocar num trono, esperar que o outro faça tudo e, se não conseguir, bater o martelo e sentenciar: "covarde". Quem é covarde? Quem foi e falhou ou fraquejou em algum momento, ou quem se colocou no trono, numa posição confortável e nunca precisou nem tentou fazer nada?
    Vou inverter o sexo da sua expressão: "Tem coisa pior do que mulher covarde?". Covardia é se colocar num trono, onde você não precisa se expor para conseguir o que quer. A maioria dos homens "covardes" já tentou ser "normal" e não conseguiu.
    Vou comentar outra expressão sua: "uma zé ninguém". O que seria "ser alguém"? Ter grana? Você é preconceituosa. E muito.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo excelente texto!!!! Esse texto ajuda muito as mulheres que tem um homem inseguro ao seu lado.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo excelente texto!!!! Esse texto ajuda muito as mulheres que tem um homem inseguro ao seu lado.

    ResponderExcluir
  41. Achei muito inteligente este artigo e muito verdadeiro! os meus parabéns! a mim ajudou me muito a perceber quem tenho ao lado.

    ResponderExcluir
  42. Arrasou! Maravilhoso texto! Me identifiquei muito! Sou uma mulher muito forte e segura.A maioria dos homens tem medo de mim... esse meu jeito assusta, sou parceira amiga tento levar junto comigo. Tento fazer crescer, mas sempre eles querem me domar.E se sentem diminuídos diante de mim. Uma pena pois não podo ninguém é por isso não admito cortarem minhas asas...

    ResponderExcluir
  43. Eu devo ser o tal do inseguro. Acabei de fazer meus 20 anos, já sou concursado e não confio nem um pouco em mulheres. Vi um estudo que dizia que 80% das mulheres são interesseiras. Elas dizem que não se aproximam de você por interesse e sim por "segurança". Sabe quando eu vou aceitar uma parasita do meu lado sugando o meu dinheiro pela tal "segurança" ? NUNCA!Quero uma mulher inteligente que me transmita, confiança, que tenha uma ambição de crescer seja com um negócio ou na vida profissional e não uma imunda que só quer se aproximar pela tal da "segurança". Esse tipo de mulher que são a maioria não dão a mínima para o cara. Agora se eu não sou o tal "alpha" agressivo que bate e grita, que ser o putão que pega todas, se é esse o que você procura, então eu não quero nenhum contato com esse tipo de mulher, pois os tempos das cavernas já passou. Nunca vou me sujeitar ao papel de "provedor" para uma vagabunda come e dorme. Você devia pôr uma observação no seu texto e dizer " essa é a minha opinião e não um fato".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também menciona em seu texto que "ele deve se resolver", como se fosse necessário ele evoluir, pois ser "inseguro" é um problema, você não me conhece, mas eu me comparando a esses "seguros" prefiro ser eu mesmo com todas as minhas conquistas com 20 anos. tenho muito chão para percorrer e muito investimentos para empreender. lamento se a maioria só quer um machão, mas tem alguma que vai gostar de mim pelo que sou e é essa que eu procuro e não você ou todas as que comentaram aqui.ESSE tipo de abutre que se chama mulher interesseira não terá 1 centavo do meu dinheiro suado.

      Excluir