05 agosto, 2011

GASTROARTE


Hoje é sexta, dia que todos estão de cabeça quente, loucos pro fim do expediente, por isso certos assuntos por aqui podem ser indigestos. Sendo assim o post de hoje é light. Nada de grandes discussões, conceitos e assuntos encardidos. 
Hoje é dia de se entreter, ver figurinha e absorver um pouco mais de cultura de uma forma quase osmótica. Porque afinal de contas, não é porque é fácil de digerir que é menos interessante.

Fiz uma seleção de artistas ligados à gastronomia (não me diga! quase não falo disso...).

O primeiro é o Vik Muniz. O cabra é um artista plástico brasileiro (nascido em Aracajú) e radicado em Nova York. Lembra da abertura da novela das oito Passione? Foi ele que fez. Linda obra de lixo! 

tudinho de lixo!

Mas o que mais me atrai nele é que ele cria também com comida, dá uma olhada nos retratos que ele fez:

Drácula feito de CAVIAR
Frankenstein também de CAVIAR
detalhe das ovas    




De açúcar ele retratou essa doce menina:


açúcar

Já o pai da psicanálise foi feito de calda chocolate:

Sigmund Freud

 Nem a Monalisa se safou. Em duas versões: geléia e pasta de amendoin:


 
Nathan Wyburn ficou famoso ao fazer arte com torradas e geléia. Believe.

brincando com o café da manhã, né Nathan!?


seria isso um café-da-manhã de rainha?


E não é só de torradas e geléia que vive Nathan, o moleque manda bastante bem com catchup e chocolate também. Prestenção:



Passando para outro ramo, Ryan Matthew Smith faz arte com fotografia e alimentos. Imagens com cores expressivas, movimentos e perspectivas incomuns. Arte pros nossos olhos.








E por fim, através do Marketing na Cozinha conheci o artista afegão Bashir Sultani usa sal e uma lâmina de barbear como seu material e impressiona com a precisão de que faz seus retratos. 



Michael Jackson, Charlie Sheen, Eminen, John Lennon e até o capitão Jack Sparrow já foram usados como inspiração para suas obras!

Pessoal inspirado!
...e faminto.

Um comentário:

  1. As fotos me encantam. Maior sinal de que sou gorda mesmo: gosto de apreciar mais as fotos de comida do que de gente ou paisagens. rs
    Agora o cara da torrada é impressionante, hein? Puta trabalho! Adorei!!!

    ResponderExcluir