11 agosto, 2011

Ambrosio, comida afetiva no Campo Belo

Ahhhh surpresa, essa linda!

A aniversariante da semana, Idalina Cataldo, disse: Bora prum almocinho light aqui perto! E lá fomos nós, só as cocotas, almoçar e tricotar.
O eleito foi o Ambrosio, onde Idalina é habitué. E ela foi junto: a surpresa. E que surpresa!


 O Ambrosio fica no Campo Belo e é um restaurante vegetariano que abre apenas no almoço, recentemente eles passaram a abrir durante as tardes para chás e cafés.


 O nome completo do Ambrosio diz tudo sobre ele: Ambrosio – Café e Cozinha Afetiva. E cara, é muito isso! Quando você passa pela porta sente o restaurante te recebendo com um carinhoso abraço, ai você senta-se à mesa e sente o ambiente te acolhendo e dando boas vindas com um toque leve no ombro. Até a hora que você recebe o beijo da comida.



E ele se auto-descreve de um jeito tão preciso, mas sem ser arrogante, que te deixa embasbacado: “...é uma dessas casas que a gente não esquece e quer voltar sempre, onde o agora é mais importante que a pressa e as receitas são recheadas de lembranças daquilo que fomos ou queremos ser”
Gênio!

Não, o Ambrosio não é daqueles restaurantes que você está acostumado a ler por aqui. Primeiro porque ele é vegetariano e segundo porque ele esta livre dessa amarra gourmet e é feliz do jeito que é: fazendo comida afetiva.

Bom, o lugar é fofo demais. To até meio apaixonada sabe?
A decoração é característica e toda hand-made. Sentamos numa mesa que era uma porta antiga, pintada de branco e com ar de gasta pelo tempo, de um lado cadeiras e dou outro um banco com almofadas coloridas. Os jogos americanos de plástico tinham cada um uma estampa diferente, acima de nós uma prateleira com dezenas de tipo de garrafas transparentes e um pendente bem-bolado de fitinhas do bom fim faziam a decoração do nosso canto.





canto direito

canto esquerdo


Flores feitas de garrafas PET davam o colorido (sem parecer um monte de lixo) que completava a transparência das garrafas. E bem atrás de nós uma árvore, é, uma árvore dentro do salão.

O cardápio era sucinto, apenas 2 pratos do dia (R$23,00) que eram servidos com uma saladinha ou uma cumbuca de sopa de entrada, de acordo com sua preferência:

Feijão tropeiro, cuscuz de milho, quibebe de abóbora e arroz integral com cenoura.
ou
Penne integral ao pesto de rúcula, tomate concassé, brócolis e berinjela cremosa.

fita no cardápio mimoso

 Se os pratos do dia não agradassem, ainda podia-se optar pelas outras opções como tortas do dia, quiches e saladas.
Na nossa mesa teve de tudo. Eu optei pelo feijão tropeiro e uma saladinha. Comidinha de casa sabe? Daquela que você perde a noção de estar comendo em restaurante. Saladinha rica de ingredientes e de molho adocicado, a abóbora do quibebe estava divina, mas o quibebe em si, essa pasta de berinjela, estava um pouco amargo. Pedacinhos de pinhão faziam junto com o feijão fradinho, o tcham do prato.

até as porcelanas do lugar são cuidadosamente escolhidas



 Outra pedida foi por uma das tortas do dia, no caso a de Espinafre com queijo meia cura, acompanhada por salada (R$20,00). Torta molhadinha e com muito espinafre. Popeye (e eu também) adoraria!


E a última escolha foi pelo penne, dessa vez acompanhado com uma sopa de mandioquinha.


O mal de comer de fora durante a semana é justamente...comer fora. Comida de restaurante é bem assim...comida de restaurante. E no Ambrosio você abstrai disso. Não é uma comida espetacular, com pratos premiados e mirabolantes, ou apresentações artísticas e gourmets. É comida de casa, bem feita, gostosa, sem mimimimi, que te faz agradecer por não ter que comer fora hoje. Ops, to num restaurante!

Almoço de aniversário sem sobremesa não dá, né?!
As escolhidas foram um Manjar de coco e uma Torta de banana. E olha, foi complicado. Olhei pras duas sobremesas e pensei “não tá com cara que vai dar certo isso...”.
O toque da colher no manjar me arrepiou, aquela textura não ia rolar, até que...coco...muito coco. Raspas de coco pelo manjar todo, pra mastigar, nada de gelatina! Coco de verdade e uma geléia de ameixa por cima. Amei.



A torta foi diferente. Você come e... “é, não é boa nem ruim”. Ai vc morde de novo e... “não é que é gostosinha?”. E a cada mordida ela fica melhor e melhor, pena que não deu pra ir muito longe porque com tanto garfo atacando a coitada, ela sumiu em dois tempos.


Enfim, nada como partir pra um almoço despretensioso e conhecer um lugar como o Ambrosio que te dá o conforto que você não tem em restaurantes, te aconchegando com o ambiente cuidadosamente decorado e te acarinhando com uma comida fácil, sem firulas e ainda por cima saudável.

Talvez você não vá pegar seu carro e rodar alguns quilômetros pra conhecer o Ambrosio, mas se você estiver na região e não passar por lá será um sacrilégio.



Ambrosio
Rua Zacarias de Góis, 1201 - Campo Belo
Fone: (11) 2384-1201
Funcionamento:
Seg - Sex: 12hs - 15hs / 16hs-19hs
Sáb: 12hs-16hs

6 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau com as palavras acima. Me tornei um "habitué" exatamente por isso. Por muitas vezes me recordar a comida da minha mãe, de tias. Comidas que me fazem recordar e me transportar a momentos gostosos de lembranças. E por isso é uma cozinha afetiva, por te relembrar...
    Parabéns pelas palavras Mariana. Já me deixou com água na boca!!

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo, Rogerio. Tem vários posts que vão te deixar com água na boca, de uma fuçadinha!!rs

    ResponderExcluir
  3. Fui lá hoje!! Indicação de uma amiga a quem acabei de agradecer!! Muuuiito gostoso!! Comi, além do lugar a torta de cenoura com queijo gruyere!!! Vem com salada, que podia ser menor, cheia dessas sementinhas que fazem bem!! O lugar!! Cheio de coisinhas da casa da vó, da casa da mãe, da minha casa!! Fiquei com vontade até de presenteá-lo c coisinhas que sobraram da casa do meu irmão!! Vou oferecer!! Quem sabe ele aceita e vira uma homenagem!!! Delicioso!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog e me identifiquie muito com a sua proposta. O AMbrosio é um dos meus lugares favoritos em SP. Em Moema abriu um super parecido, vou ver o endereço é te passo!!

    ResponderExcluir
  5. O

    Olá Sabrina, a surpresa foi dupla! O lugar um charme com uma comida primorosa. E reencontra-lá como criadora desse espaço foi melhor ainda!
    Parabéns e até muito breve.
    isa e Herbert
    07-09-2013

    ResponderExcluir