11 julho, 2011

St. Honoré - um pedaço de Paris em São Paulo


Mais uma missão à cumprir como Embaixadora de Padaria e dessa vez fui conhecer a St. Honoré.


 Chamar de padaria um estabelecimento como esse chega a beirar a estranheza. Além de ter mais cara de restaurante do que uma padoca, tem uma adega até suntuosa demais e pão não é o carro-chefe da casa. É um lugar onde se come bem durante o dia todo, desde o café-da-manhã, almoço, chá da tarde e jantar. E a menina dos olhos sem dúvida são os doces. Por essas e outras ela se auto-entitula “Boulangerie, Pâtisserie, Traiteur e Restauration” (padaria, doceria, rotisseria e restaurante).

No café-da-manhã são 3 tipos de cafés: Basique (R$16,00), St. Honoré (R$25,00) e Bio (R$30,00). No almoço de segunda a sexta o Menu Executivo sai por R$34,00, com salada mais uma opção de massa do dia ou de carne.

Arrastei a família inteira pro chá da tarde e olha, a expectativa era grande!
São 3 ambientes diferentes, o terraço, o salão do café e o salão mais interno com mais cara de restaurante mesmo.




Chegamos lá tive a sensação de estar entrando no lugar pela porta dos fundos, ou pela lateral, devido aos vários pares de cadeiras amontoadas na entrada. Bom, mas não estava lá pra julgar a organização.

A vitrine do St. Honoré definitivamente impressiona e enche qualquer boca d´agua. Engorda só de olhar. 




Falando em olhar, calibrei meus olhos castanhos para procurar exatamente aquilo que fui buscar: o meu Mil Folhas. Só pude vê-lo passeando na mão de um garçom ou outro, pois na vitrine só tinha a sua plaquinha. Idem para o St. Honoré.



mini doces



Chocolates


Eclair

Pães, confesso que não vi muitos (ou não prestei tanta atenção) e massa tinha uma ou outra ali exposta na vitrine.

Fome. Muita fome.

Enquanto esperávamos pedimos um Cappuccino (R$6,00). E olha, como esperamos pelos nossos pedidos! Não gosto de esperar injustificadamente.

Eu não resisti a minha tara e pedi um Ovo Mexido com Mix de Cogumelos (R$15,00), que estava bem saboroso, com sal no ponto, sem miséria nos cogumelos e bem molhadinho como eu gosto. Adorei! Mas minha gula era maior que o prato, que pecou um pouco na temperatura...gosto do quente-pelando-a-boca. 




Minha tia quis experimentar o Croque Monsier (R$22,00) da casa e pelo relato dela, ficou bem contente com o que provou e aprovou!


O Fernando, carnívoro que é, optou pelo Tartine de Presunto Cru (R$25,00) que vinha acompanhado por dill e uma batata com creme azedo (batata essa que sem nossa cobrança não chegaria à mesa e seria apenas mais uma descrição de menu) . Prato bem bonito, gostoso, mas bem caro para um snack. E no fim nada mais era do que uma bela bruschettona!


batata e creme azedo

Bom, vamos ao que interessa! Os doces.
Pedimos vários deles e foi um tal de garfo rolando pra lá e pra cá, roubando pedaços de doces alheios, que não acabava nunca. O St. Honoré, doce famoso que dá nome ao lugar, andava sumido na vitrine quando chegamos e mesmo depois de 1 hora comendo por lá, nada de repor o doce. Tive que quase pedir pelo amor de Deus para conseguir prová-lo, a atendente gentil pediu para que confeccionassem dois deles especialmente para a minha mesa, mas ainda levou mais uns 10 minutos para chegarem.

A Tarte Tatin, francesíssima de maçã (R$11,00) estava bem azedinha e muito saborosa, porém gelada demais, parecendo doce recém descongelado. O Bonaparte (R$12,00), que nos foi indicado por uma funcionária da casa que trabalha com chocolates, não decepcionou e foi o mais comentado. O Imperial (R$12,00) estava delicioso também.

Imperial, Mil Folhas e o Intensamente Cacau

O famoso Mil Folhas (R$12,00) estava corretíssimo, massa folheada crocante e fresquinha, sem pesar e o creme leve e saboroso.



O St. Honoré (R$11,00) era uma obra de arte. Execução perfeita. Gostoso, carolinas fresquinhas e recheadas de creme, caramelizadas e crocantes. Mas senti demais o amargo do açúcar caramelizado, ponto que me incomodava um pouco em toda a mordida que eu dava.



E finalizamos com o Intensamente Cacau (R$9,50), que veio todo pomposo: uma escultura de massa de chocolate coberta por creme de chocolate 53% cacau mais um globo de chocolate 70% no topo. E pro meu gosto estava redondinho na boca! 



Os Macarons na vitrine eram um show a parte, pena que não me animo com esses docinhos. 

sabores não faltavam!


Fiquei contente em ver os Canelés que provei em Bordeaux, por lá também. Canelés são docinhos feitos de uma massa aromatizada com rum e baunilha e com uma crosta caramelizada. Docinho bem francês! Ponto para a St. Honoré! 

canelés de Bordeaux

Acabei ficando mais nos doces mesmo, mas quando me aventurei pro lado da padaria acabei a ver navios. O Pão de Chocolate que eu queria, não tinha mais. Serve um Croissant? Não, não serve. Uma pena.

A St. Honoré se vende como “Um pedacinho de Paris em São Paulo”. E é. Doces lindos e bem apresentados como em Paris. O local é bem decorado, moderno, mas os salões internos não te remetem a decoração típica da Cidade Luz.

salão do restaurante

 O atendimento mais simpático que o dos franceses, mas menos eficiente. Muita espera, muita “bateção de cabeça”. E os preços esses sim são como os de Paris. Caros.

Para quem já esteve em Paris e conheceu o Angelina, como eu, fica um pontinho de decepção.
Como o Angelina, nunca serão.

Mil Folhas do Angelina é im-ba-tí-vel!
 
Como nem todos conhecem esse Oásis do Doce, muito provavelmente conseguirão compreender e aproveitar muito mais as coisas boas da St. Honoré do que eu. E provavelmente deve ser o lugar onde mais se chega perto dos ares parisienses por aqui.
Vale sim uma visita, só vá de bolso aberto!!

Confira a resenha sobre a St. Honoré no Divirta-se também.



 St. Honoré
Rua Pais de Araújo, 185 - Itaim Bibi
Tel: (11) 30712932
Horário de Funcionamento:  
8hs - 22hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário