04 julho, 2011

Julice Boulangère

A bola da vez é a Julice Boulangère.
Ta vendo meu sorrisão na cara?
Vem comigo!



A Julice Boulangère, que carrega o nome da dona (Julice Vaz), fica no meio da Vila Madalena em um imóvel tranqüilo, romântico, so sugar, que você nem se da conta que está ali no coração de tudo. Aliás, passe devagar de carro, pois o lugar é tão discreto que é capaz de você passar reto.

Julice Vaz


Não consigo classificar a Julice como padaria, pois chega até parecer pejorativo. Mas dentro da definição da palavra de "lugar que se fabrica ou vende pão", não tem como fugir disso já que é o que ela mais sabe fazer.
Sabe aquele lugar bonitinho, cheio de nhenhenhém, onde todos os produtos parecem deliciosos, mas quando você prova de fato se da conta que o lugar é fake? O vulgo “bonitinho, mas ordinário”. Então, não, a Julice Boulangère não é assim...e eu senti isso desde a primeira vez que ouvi falar nela.

E eis que viro Embaixadora da Diversão. Se eu já ia bancar essa visita, imagina agora com o Estadão me bancando?! Intimei uma grande amiga pra ir comigo: “Débora, corre comigo que você não cansa!”.

O lugar é lindo, cheio de portas-balcão, iluminado e arejado. Não tem cara de padaria, tem cara de boulangère parisiense!




As estantes de madeira abrigam pães de todos os tipos, geléias, chutneys, biscoitos, gostosuras de empório e até cupcakes.


geléias

 A área externa onde estão as mesas tem o piso de pedras e ladrilho hidráulico para combinar com o tijolo aparente. Encantador.




A própria Julice nos recebeu muito bem. Quero saber tudo. Me conta? E ela foi de uma paciência ímpar. Explicou-nos sobre o fermento que ela usa, o levain, que foi trazido de São Francisco e é cultivado a 80 anos, sempre o alimentando. Ela contou também que usa dois tipos de fermentos nas massas, sempre o levain e mais um dependendo do tipo de pão, e não usa conservante nem aquele monte de química. Do início da massa até o pão pronto saindo do forno são 36 horas de trabalho, uma longa jornada com muitas etapas até você poder saboreá-los em duas padronagens: os grandes com 300gr. e os menores com 70gr.
E meu Deus, como tem pão!

olha só a cor desse pão!

forma de carangueijo e tartaruga pros pimpolhos




Escolhemos nossa mesa, pedimos nosso chocolate e curtimos aquele dia lindo de inverno.
Trouxeram-nos miniaturas de 4 tipos de pães para degustarmos: o de (1) Cerveja Guinness, o (2) 3 Estações (avelã, nozes e passas), o de (3) Gorgonzola com Nozes e Uvas-passas, e o de (4) Linhaça com Castanha do Pará. Acompanhados de 2 geléias da casa: a de Pêra com Cabernet Sauvignon e a de Damasco com Alecrim.



Confesso que o famoso pão de Guinness deixou um pouco a desejar, acho que minha expectativa era alta demais e ele muito suave, sem grandes mimimi´s.

E ó, lá é assim: se diz que tem Castanha do Pará no pão, é porque tem. E não é pó de castanha, castanha ralada, castanha picada, essência de castanha... é CAS-TA-NHA. Pra valer.


O pão em si, sem nada em cima nem dentro, já é uma coisa! Miolo e casca de texturas e sabores dignos de uma Pão com letra maiúscula. Aquela crocância perfeita, sabe? E a maciez ideal do miolo. Cheira pão, tem sabor de pão. Imagina mais um monte de coisa misturado nesse conceito todo? De enlouquecer.

Dificil até escolher um preferido entre os quatro...mas talvez eu fique com o de Gorgonzola.

Como era hora do almoço resolvemos pedir sanduiches. Eu segui a sugestão da Julice e fiquei com o Croque Monsieur (R$14,20). A Dé fez a sábia escolha pelo Queijo Branco com Jambon (R$14,50).
O meu veio quentinho para reconfortar aquela tarde fria, presunto e queijo gruyére no brioche com molho branco. No ponto.


O da Débora estava primoroso. O queijo branco e o presunto cru acomodavam as finas fatias de maçã verde que davam um toque adocicado e refrescante ao sanduiche. Tudo isso servido no pão de Linhaça com Castanha do Pará.


Nos esbaldamos e pedimos um Croissant de Chocolate com Amêndoas (R$4,50) de sobremesa. Gostoso, mas senti falta do chocolate por ali.


 O serviço lá ainda é um pouco atrapalhado, avoado, mas extremamente cordial e simpático. Nada que alguns ajustes não resolvam. Coisas de casa nova...

Tudo muito lindo e muito bom. Sai de lá quase rolando, mas realizada e não podia deixar o maridão sem ver a cor daquelas belezuras. Segui a dica de uma funcionária simpática “Se vai levar, leve esse!” e comprei o Pão de Calabresa com Vinho Beaujolais (R$9,00). Um pão de presença, todo arroxeado por dentro, com pedacinhos de lingüiça. Para os fortes. Fernando se acabou nele...

ele é ainda mais bonito por dentro

E escolhi outro seguindo a dica do meu nariz que me dizia “Sente só...cheiro de pão que acabou de sair do forno com chocolate !”. Comprei dois mini pães de Chocolate com Ameixa (R$1,70/cada). Pecado? Pecado é ter levado só dois. Por que foi que eu fiz isso mesmo? Ahhh...a nutricionista.

vocês não tem idéia do que é isso!
E não ia deixar aquele geléia linda de Pêra com Vinho (R$13,20) para trás “Vem comigo pra casa, baby!”.

Olha, se você esta de dieta é melhor continuar na saladinha com peito de frango grelhado (eca), ok?
Ir na Julice Boulangère de dieta (ou com pressa) causa crise existêncial.


Mais informações como Embaixadora de Padarias, no site Divirta-se, do Estadão! Dá uma espiada!





Julice Boulangère
Rua Deputado Lacerda Franco, 536 - Pinheiros
fone: (11) 3097-9144
Horário de Funcionamento:
Seg-Sex. 8:30hs-20hs
Sab. 8:30hs-19hs




9 comentários:

  1. Uma coisa é certa: tenho plena certeza de que a Julice não vai me decepcionar. Nem mesmo tendo um atendimento, por hora, mais despreparado... Esses pães certamente compensam qualquer problema. rs

    ResponderExcluir
  2. To louca pra acordar cedinho e tomar um baita dum cafe da manha, ai! Huumm ...

    Impossivel nao amar aqui, ainda bem que minhas amigas tem dicas boas e me passam todas elas ... melhor, ainda bem que lembram de mim. rs

    Adorei aqui!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Único comentário a fazer: aliás, dois! Primeiro: como vc é sortuda [e competente, claro]. E que padaria deliciosaaaaaaaaaa.. Gente! Quero ir! Me leva marido!!!! Ou, amigas! srsr Beijo Mari!

    ResponderExcluir
  4. Esse lugar é uma porcaria, a dona é uma ridicula, nunca mais ponho meus pés lá!

    ResponderExcluir
  5. Cada um tem sua experiência, não é mesmo "Anônimo"?? Mas confesso que não consigo imaginar o que o fez pensar assim, já que é diverge totalmente do meu relato ai em cima!
    Enfim, vc está no seu direito de não gostar e não voltar mais.

    ResponderExcluir
  6. Lugar aconchegante! Quero ir logo aí conhecer : )
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. eu entendo em parte o anônimo . Nao acho justo chamar a dona de ridícula. Penso nela apenas como ingrata. Pagando o que se paga pelo serviço, mereceríamos um atendimento melhor. O atendimento e muito confuso, desorganizado, em alguns momentos desrespeita a inteligência do frequentador. uma das poucas exceções e a sra Beth, muito educada e atenciosa. Eu me envergonhei muito quando levei minha família la, depois de ter feito a maior propaganda do local !. Nem sei se volto para comprar pao, que por sinal e bom.

    ResponderExcluir