29 junho, 2011

Carta ao Desamor


A minha amiga Fernanda Santin não é boba nem nada é umas das maiores postadora de pérolas no meu facebook e disse “Fogo, se liga nessa dica!”. E eu que sou menos boba ainda fui ver qualéquié.

(*Fogo = apelido que me acompanha desde que me conheço por gente e remete a cor dos meus cabelos)

A Fê achou uma carta, que foi escrita pela Stella Florence. A Stella é escritora de oito livros, entre eles: Só Saio Daqui Magra”, “O Diabo Que Te Carregue!”, “Hoje Acordei Gorda”,“Ciúme, Chulé e Um Apelido Ridículo. Atualmente escreve crônicas pro portal feminino do UOL, ITodas e esteve recentemente no Programa do Jô.


 Jeitão da Stella: 32 tatuagens e não usa calcinha. 

...tipo post-it de tattoo


Enfim, a mulher é ligeira!

Depois do sucesso do texto “Como amar um homem inseguro”, que virou o post mais acessado do blog, me vejo a pensar que parece que a mulherada está se valorizando um pouco mais, ou pelo menos tentando, ou pelo menos parece. Ok, algumas ainda estão se afogando na briga do “eu sei que mereço mais” com o “mas eu queria tanto esse homem”.
Bom, força na peruca!

Deixamos uma coisa clara por aqui antes: ODEIO gente machista, assim como ODEIO gente feminista. Partindo disso, não pensem que estou aqui pra defender "as-pobres-mulheres-vítimas-de-caras-calhordas". Até porque não existem vítimas e como dizia Lisbeth Salander: “Não existe inocentes e sim diferentes graus de responsabilidade”.
E convenhamos que do mesmo jeito que tem caras com sérios problemas de auto-estima e descem alguns degraus para estar com uma mulher MENOS para que eles se tornem MAIS, também existem mulheres que adoram se envolver com homens de índole discutível, vestem a venda escura da ilusão pra não enxergar a verdade que dói, aceitam ser menos, colocam o cara num altar e depois ficam se lamentando.

Uma relação é baseada em equilíbrio, em igualdade. O seu parceiro esta do seu lado, à sua altura. Ombro a ombro. Para vê-lo, basta virar a cabeça. Se você precisa de meios para enxergá-lo, seja lá uma escada, um óculos, uma lupa, ou porque ele está alto demais, longe demais, baixo demais, ou porque ele brilha demais, ou porque é escuro demais, você precisa rever esse relacionamento.

Sendo assim, defesas de causas a parte, segue a carta que fui publicada no livro dela Os Indecentes.




Carta ao Desamor
(Stella Florence)
 
"Me desculpe por ter tomado a iniciativa. Me desculpe por ter escrito. Me desculpe por ter ligado. Me desculpe por eu ter voz.
 
Me desculpe por ter dito sim. Me desculpe por ter gemido. Me desculpe por ter gozado. Me desculpe por eu ter voz.
 
Me desculpe pelos machucados que sua ex deixou em você. Me desculpe por eu ter vindo logo atrás dela. Me desculpe por querer entender seu silêncio. Me desculpe por eu ter voz.

Me desculpe por eu não ter usado máscara. Me desculpe por desejar alguma intensidade. Me desculpe por desejar. Me desculpe por eu ter voz.

Me desculpe pelo que foi ruim. Me desculpe pelo que foi bom. Me desculpe pelo atrevimento de supor que eu merecia o que de bom aconteceu. Me desculpe por eu ter voz.


Me desculpe por eu ter tirado a roupa. Me desculpe por eu ter mostrado meu corpo. Me desculpe por eu ter gostado de mostrar meu corpo. Me desculpe por eu ter voz.

Me desculpe por eu ter escrito coisas lindas para você. Me desculpe por você não ter entendido um terço do que eu escrevi. Me desculpe por você ter me achado ousada demais. Me desculpe por eu ter voz.

Me desculpe por, em algum momento, eu ter te amado. Me desculpe por, em algum momento, eu ter te achado bonito. Me desculpe por, em algum momento, eu ter me achado bonita. Me desculpe por eu ter voz.
 
Me desculpe pelos seus erros de português. Me desculpe pelos erros de português da sua nova namorada. Me desculpe pela sua nova namorada achar margarida uma flor pobre. Me desculpe por eu ter voz.

Me desculpe por você torcer para o Palmeiras. Me desculpe se uma barata entrar na sua cozinha algum dia. Me desculpe pelos 130 km de congestionamento em São Paulo agora. Me desculpe por eu ter voz.


Mas, sobretudo, me desculpe por pedir essas ridículas, inúteis e dolorosas desculpas. Que, naturalmente, não são para você, afinal, porcos não reconhecem pérolas."


Cada uma de nós pode adicionar o pedido de desculpas que quiser para personalizar a carta. Porém hoje não tenho nada acrescentar que diga respeito a minha própria vida, mas a vida de algumas pessoas fazem parte de mim. E Fê, não é que essa belezura de carta que você me apresentou fez todo sentido nesse ponto?! Portanto acrescentaria na carta:

"Me desculpe por você ser covarde. Me desculpe por você não ter tido coragem de terminar tudo. Me desculpe por você não saber resolver as coisas de forma decente. Me desculpe por eu ter voz."

(...acho que eu já disse que detesto homem covarde, não?!)

Não, não somos mulheres melhores que ninguém e não acho que esnobar homens, empinar o nariz e se encher de um orgulho arrogante, seja a solução do nosso problema. Amor-próprio sim talvez nos ajude. Mas em algum momento de nossas vidas vamos nos sentir desvalorizadas e quando isso acontecer tomemos uma atitude e lembremo-nos desse texto. Cabe a você ensiná-lo o caminho do chiqueiro, pois porcos não reconhecem pérolas.

Na primeira vez somos vítimas, na segunda somos co-autoras.


24 comentários:

  1. Mari um dos melhores posts...
    E se vc e a Fe e a Stella me permitirem, preciso acrescentar tb!

    "Me desculpe pelo tempo em que ficamos juntos. Me desculpe por voce nunca ter sido confiante o suficiente pra dizer que me amava. Me disculpe por você ser tão imaturo. Me desculpe por eu ter voz."

    Nossa desabafei!!! rsrsrs

    Dani Tosi
    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente AMEI!!!

    Tanto a Stella, quanto vc disseram tudo...
    Acho q provalmente quem não "encarou" um homem assim, ainda vai ter essa infelicidade.... mas se nao o tiver, que agradeça muito! rs

    A Stella, vc e os comentários, certamente complementarão a historia de todas nós. A minha garanto que complementa!!!

    Parabens pelo texto ótimo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. "Me desculpe por ter tentado lhe mostrar um mundo melhor. Me desculpe por ter sonhado uma vida com você. Me desculpe pela sua infantilidade. Me desculpe por eu ter voz."

    hahaha gostei!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do texto, principalmente o que adicionou:
    'Me desculpe por você ser covarde. Me desculpe por você não ter tido coragem de terminar tudo. Me desculpe por você não saber resolver as coisas de forma decente. Me desculpe por eu ter voz'
    Adorei, muita coisa depende de nos, sofrer ou não, algumas vezes é uma escolha ou na verdade, a partir da segunda vez é uma escolha!

    Parabéns! :D

    Beijos ♥♥

    ResponderExcluir
  5. Fogo,

    Quando li esta carta, tive um só sentimento: ameiii !!!

    não. na verdade foram dois: porque eu não pensei nisso antes ? antes de levantar, sair e bater a porta pra nunca mais voltar, porque não tive a brilhante ideia de me desculpar ?... porque ?

    porque talvez eu ainda não estivesse pronta pra isso !

    bom, agora estou ! e como !!!!

    por isso escrevo:

    me desculpe por sentar ao seu lado e te falar meu nome.
    me desculpe por pegar um aviao para lhe ver.
    me desculpe por querer saber mais sobre o seu filho.
    me desculpe por comprar o vinho que vc gosta.
    me desculpe por incluir vc em um fim de semana na bahia.
    me desculpe por escovar os dentes antes de deitar.
    me desculpe por ter feito barulho quando mordia uma bolacha.

    mas principalmente, me desculpe por ter passado algum tempo ao seu lado e vc não ter percebido que eu sou um bilhete premiado !
    e finalmente me desculpe... vc não foi o contemplado !
    não tente de novo ! as mulheres de verdade, só aparecem uma vez na vida dos porcos !

    ResponderExcluir
  6. Logo no primeiro paragrafo da carta eu me identifiquei... mas tantooo... vc nem imagina....rs


    "Me desculpe por ter tomado a iniciativa. Me desculpe por ter escrito. Me desculpe por ter ligado. Me desculpe por eu ter voz."


    Postei la no face pras minhas amigas... e rendeu, viu?!?!
    Eu sempre leio seu blog, mas hj é a primeira vez que comento... prometo aparecer mais por aqui!

    ResponderExcluir
  7. "Me desculpe por eu tentar ser tua amiga. Me desculpe por eu querer te proteger. Me desculpe por eu ser melhor que ela. Me desculpe por eu ter voz."
    Pronto, desabafei. Ufa!! =D
    Beijo Mari.. Adorei!!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Fogo, esse é o melhor post de todos. Adorei.
    Preciso me desculpar também...

    "Me desculpe por ter acreditado nas suas promessas e nas suas mentiras. Me desculpe pela sua covardia. Me desculpe por ter acreditado que você tinha caráter. Me desculpe por ter tentado melhorar seu relacionamento com sua família. Me desculpe por você ter me traído. Me desculpe por eu ter voz."

    Beijos, Michele

    ResponderExcluir
  10. Oi Fogo! Li alguns posts seus (afinal de contas meu amor adora vc! rs) e vc realmente tem jeito pra 'coisa'...! Parabéns e se me permitir vou postar alguma coisinha diferente sobre esse seu post inspirador...

    "Obrigada por ter me deixado esperando pronta na sala. Obrigada por não ter respondido meu SMS. Obrigada por não me enxergar e só me ver. Obrigada por ter me feito acreditar em algo que nunca existiu. Obrigada por ter me feito sofrer. Obrigada a tantos porcos que passaram pela minha vida afinal de contas sem eles não conseguiria enxergar o homem MARAVILHOSO que tenho hoje do meu lado e que se orgulha tanto por eu ter voz!"

    AMO vc neguinho!

    Lindo post Fogo!

    Beijos Natalia Pecoral

    ResponderExcluir
  11. Oi Na, obrigada pela "audiência"! E muito obrigada pela contribuição!! Comentarios assim que enriquecem o blog.
    Só não vale falar bem do namorado nesse texto, pq afinal de contas todo porco já foi um bom namorado, pelo menos pros olhos de quem ama!
    Mas ta perdoada pq é meu amigo, hein!rs

    ResponderExcluir
  12. me desculpe pelos saltos nos teus braços, pela felicidade irradiada pelo meu sorriso selados no mais terno beijo
    desculpe por ter dado vida ao vazio e escuro que vivia, desculpa por te fazer sorrir , desculpe por te fazer viver denovo
    Desculpe por ter o remédio da sua depressão

    ResponderExcluir
  13. Minhas desculpas...

    Me desculpe por ir dormir 3 horas da manhã tentando te conquistar, me desculpe por acreditar que valia a pena!

    Me desculpe por ter me entregado, me despido tão fácil, enquanto você queria sexo e eu achava que era amor!

    Me desculpe por pensar em você 24horas por dia e você me dedicar 15 minutos!

    Me desculpe pelos textos que escrevi, tentando aliviar a dor que você não me disse que eu ia sentir!

    Me desculpe pelas 40horas de filme que assisti com você tentando te relaxar, e me desculpe pelas 20 que você assistiu!

    Me desculpe por me preocupar, me desculpe por esperar sua ligação e pior esperar um SMS que nunca veio.

    Me desculpe por correr até a sua casa para saber se você estava bem. Me desculpe por faltar ao trabalho para te dar assistência. E Me desculpe por lotar a sua caixa postal com a minha preocupação.

    Me desculpe principalmente, depois de tudo o que fiz, por chegar em casa mais cedo e te pegar na cama com o meu primo.

    E por fim, me desculpe por ter me culpado quando a vadia foi você e o vagabundo foi ele, e me desculpe por ter te dado um beijo de despedida e ainda assim sentir a dor.


    Adorei o Blog, e esta é uma colaboração baseada num passado que me feriu, mas que o tempo me ajudou a cicatrizar, e por ter superado escrevo hoje aqui!

    Beijos Beijos,
    Abdias Júnior

    ResponderExcluir
  14. Despedida* ..."carta de desamor"...

    ... me desculpe por não ter desistido , mesmo com seus avisos...

    ...me desculpe ter descrito em mil declarações a impressão de tudo que vivemos juntos...

    ... me desculpe ter encontrado em cada verso musical aquilo que ainda sinto por você...

    ...me desculpe por ter cantado e lhe encantado ...

    ...me desculpe por ter demonstrado e declarado aos 4 ventos a intensidade do que ainda sinto...

    ... me desculpe tentar te entender a todo custo...

    Um exercício livre*, sem igual!
    Obrigada pela oportunidade de registrar aqui @lepitanga

    Obrigada @stella_florence! ^-*

    Bjinh*s cheios de amor* ...

    @tattikitty

    ResponderExcluir
  15. Me desculpe por passar minutos, horas, dias, meses e anos pensando em você.

    Mayara Carvalho

    @mayaracarvalho_

    ResponderExcluir
  16. Me desculpe por aceitar seus beijos. Me desculpe por corresponder. Me desculpe por ter me apaixonado.
    @oiVerinha

    ResponderExcluir
  17. oiee,adorei seu texto,aqui estao minhas 'desculpas':
    me desculpe por achar que voce era alguem interessante e que valia a pena eu revelar meus sentimentos.Me desculpe por eu ter voz.

    ResponderExcluir
  18. me desculpe por acordar domingo com o Galvão Bueno narrando Fórmula 1. E mesmo assim feliz por estar ao seu lado.

    ResponderExcluir
  19. #medesculpe por acreditar que comigo seria diferente pq eu era "especial"// Cá pra nós, o q é pior que ser "especial"??

    ResponderExcluir
  20. @nayppg


    #me desculpe Por ter enfrentado tudo e todos, por você .... Me desculpe por ter feito todos os seus desejos.... Me desculpe por todos os presentes ... Me desculpe por todas as noites de amor ... ME DESCULPE POR EU EXISTIR E TER ENTRADO EM SUA VIDA !

    ResponderExcluir
  21. Dentre tantas desculpas que nos devemos, a desculpa que talvez eu me deva é essa: "Me desculpe por te amar, mesmo quando já te esqueci".

    ResponderExcluir
  22. "Me desculpe por ser tão tolerante, me desculpe se vc espera que a mulher não mude (mudar é saudável), me desculpe se sei oq eu quero, me desculpe por eu ter voz"...Cara! Demais! Muito boa essa sessão "exorcizar".

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. http://reflexoes-masculinas.blogspot.com.br/2011/11/carta-de-desamor-uma-analise-da.html

    ResponderExcluir