26 janeiro, 2012

O Dádiva - uma dádiva de BH


Eu não poderia ter minha estreia na Capital Mineira assim, a esmo. Por isso, recorri às minhas fontes confiáveis! E tinha nas mãos uma lista de vários tipos de estabelecimentos.



Na primeira noite elegemos o classudo O Dádiva, localizado no bairro de Lourdes. Muito bem localizado em uma esquina movimentada do bairro, o restaurante chama atenção pela sua arquitetura e decoração de extremo bom gosto!





imagem do site



O salão com pé direito alto e um grande lustre pendente exalam elegância. Cadeiras com o encosto de corda trançada, paredes com revestimento que lembram pedras e mesas de madeira unem o rústico ao sofisticado. E uma linda adega divide o salão dos toaletes.

imagem do site

Adega
Além de toda a magestosidade do local, outro ponto que me chamou atenção foram as TV’s de plasma que passavam vídeos do chefe preparando os pratos do menu. Passaria a noite assistindo todos eles! Da uma olhada:



Nos trouxeram o couvert que aceitamos de bom grado. Vários tipos de pãezinhos, com manteiga, pasta de alho e um azeite de ervas magnífico.



Com o jet lag buzinando em nossas cabeças somado ao nosso deslumbramento com o lugar e a um menu variadíssimo, acabamos escorregando. Isso que dá “pensar” com qualquer parte do nosso corpo que não nossa cabeça. Homens bem sabem desse dilema.

Quando me dei conta de que nossos pedidos tinham sido polvo e peixe, percebi a gafe. Polvo e peixe em plena Minas Gerais?!?! E aquele minha idéia de sempre procurar pelo tradicional, pelo regional?

O chefe Felipe Rameh é o responsável pela reformulação completa do cardápio do Dádiva. Mineiro de Juiz de Fora e criado em Muriaé, tem um currículo invejável: trabalhou como assistente de ninguém mais, ninguém menos que Alex Atala no programa Mesa pra Dois (GNT) e também no D.O.M. E ele mostrou a que veio, nos tirando desse enrosco que nos metemos e provando de uma vez por todas: Minas não sabe o que é mar, mas sabe sim preparar os frutos desse!

chef Felipe Rameh


Segui a sugestão do atencioso garçom e optei pelo Peixe do Dia, que veio acompanhado de legumes salteados. Um prato correto, confortável, sem grandes riscos. Gostoso, mas não pude deixar de invejar o Fernando...danado esse menino!



A escolha dele foi tão perfeita quanto a execução e apresentação do prato: Arroz Negro com Polvo Dourado e Vinagrete Morno de Tomate Uva. Dispensa descrições maiores, está tudo ai na foto.



O tentáculo inteiro de um povo no prato chega até a impressionar e nos faz duvidar da maciez. Mas Felipe sabe o que faz, domina a arte de um molusco. Um dos melhores polvos que já comemos, no ponto corretíssimo, muito bem cozido, nada borrachudo, carnudo e macio. Sabor? Polvo, puro polvo. No prato tudo se encaixava, a cor e textura do arroz negro, com os tomates levemente adocicados e ácidos.

E apesar de uma adega linda e recheada com mais de 350 vinhos, o cansaço nos ganhou e abrimos mão da sobremesa e do vinho. Fica pra próxima!


O Dádiva
Rua Curitiba, 2.202 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 3292-9810

Um comentário:

  1. Uau! Isso que é um polvo! Aguardo ansiosamente pelos próximos posts de BH para eu poder escolher aquele que vai fazer valer um mísero dia e 1/2 por lá ..rs

    ResponderExcluir