Fazendo compras no mercado encontramos lulas frescas com um preço muito bom. Fernando e eu nunca tentamos uma receita com lulas, pois a danada tem ponto difícil de acertar.
Sabe como é...fome, lulas, preço bom, e uma massa boa em casa... Estava na hora de arriscar (e lógico que eu liguei pra minha sogra pra pedir umas dicas com quem entende de cozinha).
Não somos chefes nem nada, mas ficou divino nosso jantar. Um BBB: Bom, Bonito e Baixa caloria (esse último é importantíssimo para nós mulheres).
salivou? |
Vou compartilhar essa receita, que é bem facil, aqui com vocês. Anota ai:
Tagliatelle Nero com Lulas ao vinho branco
(porção para 2 pessoas)
- 800grs de lulas
- 1 cebola média picada em cubinhos
- 3 dentes de alhos picados
- 2 tomates grandes sem semente picados em cubos.
- sal
- pimenta do reino branca
- 1 copo de vinho branco
- ½ pacote de Tagliatelle a Nero de Seppia (massa negra por tinta de lula)
Limpe a lula, tirando a cabeça, a barrigada e aquela espécie de espinha dorsal, uma cartilagem durinha que parece um plástico. Você pode pedir pro seu peixeiro fazer isso se ele for um cara bacana! Mas se você quiser aprender da uma olhada nesse vídeo que já facilita:
Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho com um fio de óleo. Acrescente a lula e tempere com o sal e pimenta do reino branca a gosto. Tampe a panela e deixe a lula cozinhando na própria água que ela soltará.
Quando estiver cozida (cuidado para não deixá-la borrachóide), adicione um copo de vinho branco e deixe refogar sem a tampa até secar um pouco.
Acrescente os tomates e refogue por mais uns 5 minutos. Não é necessário que os tomates desmanchem.
Desligue o fogo e acrescente a massa já cozida!
Sugestão: sirva com cebolinha fresca picada por cima!
Bon apetit!
Usamos o Tagliatelle Nero di Seppia da Colavita que comprei no Empório Santa Maria. Não é exatamente uma massa em conta e também não é em todo lugar que se encontra, mas além de deliciosa dá um visual diferenciado para o prato! Vale o investimento de vez enquando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário