24 janeiro, 2011

Tordesilhas - O Brasileiro do Ano.

Aproveitando que estávamos em São Paulo decidimos almoçar “diferente” nesse domingo. E o restaurante escolhido foi o Tordesilhas, eleito pela Veja Comer&Beber 2010/ 2011 o Melhor Restaurante Brasileiro do ano e comandado pela experiente chefe Mara Salles, que circulava a vontade pelo salão do restaurante.



A Chef Mara Salles

O restaurante é muito convidativo e aconchegante. Ladrilhos hidráulicos, tapetes de couro, muitas plantas e uma bandeira do Brasil no jardim ilustravam a decoração rústica e de muito bom gosto. Como estava um dia lindo resolvemos sentar do lado de fora e aproveitar a luz natural do dia.


O serviço é um pouco distraído, mas nada que comprometa o atendimento, principalmente para um almoço de domingo.
O cardápio passeia por diversas regiões do país com suas receitas Clássicas Regionais, mas optamos mesmo em ficar com as “Criações da Chef”. E agradecemos ao garçom quando nos ofereceu a carta de vinhos: Não, obrigada! Vamos de água hoje. Ressaca pós casamento.

A entrada já estava decidida antes mesmo de chegarmos lá, finalmente eu ia provar o fruto do meu maior desejo: o tacacá.
Desde que andei assistindo alguns programas e documentários sobre a gastronomia do Norte do país, principalmente a de Belém do Pará, fiquei curiosíssima e louca para conhecer mais de perto com meus próprios olhos e minha própria boca! Por isso, seguimos essa linha no cardápio.
Tinha uma idéia vaga do que era um tacacá que me foi gentilmente apresentada pelo chefe Alex Atala quando estive em sua cozinha. Mas esse episódio vale um post só sobre essa experiência.

Fernando e eu dividimos um tacacá, que vem servido em uma cumbuquinha. 



O caldo feito com tucupi, jambu, goma de mandioca e camarão seco é diferente de tudo que eu já havia provado. O sabor é marcante e impar. Na língua, após alguns goles, passa-se a sentir uma dormência causada pelo jambu. Superou até as minhas melhores expectativas! A experiência foi grandiosa para mim, já que o Fernando já teve a oportunidade de provar o tacacá em Manaus.

Vamos aos pratos!
Ele foi de Pirarucu Grelhado ao Tucupi com Mini Legumes.
Prato suave, sem muitas surpresas, mas muito bem elaborado. Gostoso, mas sem muitos comentários.

Pirarucu



Eu optei por um Robalo ao Molho de Moqueca, Caruru, Acaça e Farofa de Dendê.
Servido numa espécie de cumbuca de ceramica, meu prato era bem mais intrigante que o Pirarucu e bem típico da culinária baiana. Ponto pra mim!

Robalo


O Acaça é uma massa feita de milho ou arroz moído e depois cozida, é esse bolinho branquinho que aparece na foto. O Caruru é feito de quiabo, camarão, dendê, amendoim e ervas.

Pratos muito bons, mas não sensacionais.
Na sobremesa continuamos seguindo a linha norte-nordeste.
O Fernando pediu um Sorvete de Cupuaçu e Calda de Banana. A calda a gente já conhece, né! Mas o sorvete estava dos Deuses! A combinação casava certinho, o sabor forte do cupuaçu com o doce da banana.

Sorvete Cupuaçu


E eu optei pela Cocada com Sorvete de Tapioca e Calda de Tamarindo, calda essa que o Fernando torceu o nariz e pagou a língua! A cocada doce, com o sorvete bem suave e a calda azedinha do tamarindo, fez uma combinação perfeita.

Cocada


Empate técnico na sobremesa!

O ambiente é super agradável, a apresentação dos pratos muito boa, mas o destaque ficou mesmo com a entrada e as sobremesas.

Parabéns, Dona Mara Salles, pelo capricho!!


Tordesilhas
Rua Bela Cintra, 465
São Paulo - SP
Tel: (11) 3107-7444

Nenhum comentário:

Postar um comentário