12 janeiro, 2011

Da-lhe Photoshop!


Nessa semana foi veiculado por toda a internet a gafe do vídeo das Havaianas, estrelando a atriz Fernanda Vasconcellos. Na propaganda, a atriz aparece sem o umbigo!


Obviamente que isso “vazou” intencionalmente na mídia. Até porque o erro é tão gritante que não teria como passar despercebido e se passar como “acidental”.

Mas o ponto que levanto nesse post não é nem esse, até porque ela não é a primeira a aparecer sem umbigo!



Aqui questiono o bom senso no uso desse programa tão famoso (e milagroso) que é o photoshop.
 Não condeno o uso qualificado para melhorar a qualidade de imagens, mas ultimamente o uso excessivo do programa vem apresentando à sociedade pessoas e situações totalmente FAKES.

“Vamos fazer um comercial, com uma atriz bonitona de biquíni.” Ok! Entre tantas atrizes bonitas e saradas pra escolherem eles optam justamente por aquela que vive na luta com a balança e que no momento não é capaz de apresentar uma barriga sequinha que um comercial de biquíni exige (de acordo com a mídia).
“O photoshop da conta!”Ok, de acordo! E independente da gafe (ou brincadeira) com o umbigo dela, eles tiveram que fazer um trabalhinho para deixá-la do jeito que o telespectador espera ao ver uma atriz global de biquíni. Ou seja, falso. Não é a barriga dela, não é ela.

E é exatamente isso que eu questiono aqui. Um retoque, o acerto de luz, até a remoção de imagens indesejadas como uma espinha na pele de uma modelo, são correções aceitáveis e que não descaracterizam a imagem ou a pessoa nela.
Até as minhas humildes fotografias do casamento foram tratadas para melhor a qualidade da pele e irem lindas para o álbum.
 
Pensa nesse absurdo: os editoriais de moda contratam modelos para fotografarem suas coleções e lançamentos. Convenhamos que modelos hoje em dia já são uma visão destorcida e conturbada do que seria um “modelo de beleza feminino”. A estatura de uma modelo de passarela é de 1,75m pesando 55 kg, que fica muito longe do padrão feminino mundial.
Mas no mundo da moda isso é pouco. Ser alta e magérrima não é suficiente, é necessário mais centímetros de pernas e menos de cintura, e isso só o photoshop pode fazer por você! Ai eu pergunto: qual a graça de apresentar sua coleção no corpo de uma modelo que empresta só o rosto, pois o corpo foi tão retocado que não existe?!?!

Olha o tamanho dessas pernas!
Apagaram o cofrinho da modelo!
E essas cinturas alienígenas?!
Tem algo muito errado com o corpo delas...

 Nem a nossa Gisele escapou dessa. Mesmo tendo um rosto de tirar o fôlego ela apareceu na Vogue China com o rosto todo retocado. Eu ainda não descobri o que fizeram, mas que ela não é assim eu tenho certeza! Saca só:


 E isso vale pro Eminem também:

Você não está satisfeito com seu corpo e quer ter "seios mais fartos"? O silicone esta ai pra isso, a lipo afina sua cintura e tira seu culote. Mas fazer isso alterando uma imagem com o photoshop é muito desleal!
Se a sua modelo está com pneuzinho sobrando e vai atrapalhar sua campanha, escolha uma que se adeque mais. Se a sua modelo é de estatura inferior em relação à que sua alta-costura exige, então opte por uma mais alta. Mas não distorça a realidade e transforme-as em imagens impossíveis!

Por que não um pouco menos de artificialidade?
Lembra daquela máxima: "o menos é mais"? Que tal aplicá-la mais vezes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário