07 janeiro, 2011

Ateus e Agnósticos

Eis uma grande questão a ser levantada.
Eu honestamente nunca pensei sobre isso e não me recordo de conhecer algum Ateu ou Agnóstico.
Muito mais do que uma questão de cor, de classe social, raça, a religião (ou falta dela) mexe com nossa fé. Você não pode impor fé ou crença à alguem. Ninguém pode obrigar outra pessoa à Acreditar, pode-se obriga-la a dizer que acredita, agir como se acreditasse, mas o seu fundo espiritual nesse aspecto continuaria vazio.

Agnósticos e ateus tem o direito de acreditarem, desacreditarem ou duvidarem da existência de Deus?

Olhando por uma visão não preconceituosa e de respeito a qualquer ser humano, a resposta é simples: sim. Porém, na história do mundo a Igreja perseguiu e matou milhares de pessoas em nome de um Deus que muitos não compartilhavam a mesma fé.
Ateus e agnósticos passaram suas vidas escondidos e calados. Os poucos que tiveram coragem de expressar seus pensamentos e idéias não estão mais vivos.
A influência da Igreja Católica atualmente está longe de ser desprezível, pois um sexto da população mundial é Católica.
Há quem diga que os tempos mudaram e que atualmente “não crer” não é mais uma questão levada a ferro e fogo (vida ou morte) pela Igreja. De fato, a Igreja perdeu muito do seu poder. Na antiguidade a Igreja já foi o poder maior dentro da política de uma sociedade e era ela quem ditava regras e julgava o certo e errado. Atualmente a Igreja em (quase) nada interfere na forma de governar um país.

Recentemente ateus e agnósticos decidiram não se calar mais perante as descriminações. Através da ATEA, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, retomaram seu poder de fala e suas reinvidicações por respeito.
Em setembro de 2010 a ATEA protocolou uma ação contra o José Luiz Datena. Em um de seus programas na Bandeirantes, no mês de agosto, Datena relata a ação de bandidos que entram num sítio, roubam e ainda estupram uma mulher. Em seu relato ele afirma que esses bandidos “não possuem Deus no coração”.  Logicamente que membros da ATEA se enquadram nessa frase e nem por isso são criminosos sem escrúpulos. Datena ainda comenta no ar, afirmando "que se lasque quem não acredita em Deus... quem não acredita em deus geralmente não tem limites...”

A ATEA esta veiculando uma campanha patrocinada por ateus em ônibus de Porto Alegre e Salvador, com cartazes que nos fazem pelo menos pensar.


A idéia da campanha é clara e não tem como objetivo ganhar seguidores e sim encontrar o seu espaço dentro de uma sociedade majoritariamente católica e nesse aspecto preconceituosa. “Ter um lugar à sociedade significa também que nossos pontos de vista têm o mesmo direito de exposição que todos os demais, atentando sempre para críticas em tom civilizado dirigidas às idéias, e não a pessoas.”

Nesse post falo da Igreja Católica, pois essa é minha religião. Eu sou Católica e fui educada a vida inteira em um colégio religioso. Acredito em Deus e em Jesus Cristo, assim como questiono alguns pontos e condeno alguns comportamentos da Igreja. E isso não me faz melhor ou pior que ninguém.
Porém a minha crítica aqui vale para todas as religiões, lembrando que um dos maiores massacres na moral dos EUA, a queda do WTC, foi assinado por muçulmanos.

Admiro a iniciativa da ATEA e como eles compartilho a idéia de que CARÁTER esta desvinculado de religião. Não precisamos de um Deus pra nos dizer o que é moral, o que é certo.  É necessário respeitar a opinião, cultura e religião de cada um.
Num planeta globalizado, mas com tantas diferenças de raças, povos, culturas, formas de governar e viver, é imprescindível o conceito de moralidade para mantermos o equilíbrio da sociedade, respeitando o espaço e a individualidade de cada um. Se cada povo precisa de um Deus pra encontrar a moralidade, que assim seja. E se existe pessoas que a encontram de forma totalmente desvinculada a Deuses e religiões, que assim seja também.

O que é inconcebível é não só ser dependente de um Deus ou doutrina para alcançar a civilidade, como usá-los para transgredir os direitos do outro, matando, aprisionando e discriminando.
Em minha opinião um dos cartazes mais emblemáticos da campanha da ATEA carrega a seguinte frase: "Somos todos ateus com os deuses dos outros"



Então porque condenar aqueles que não acreditam em Deus algum, ou que duvidem da existência e de uma força maior?

Pensem nisso.

19 comentários:

  1. Mari, que post incrivel esse. Concordo plenamente com seus comentários. Um ponto a ser colocado também é o fanatismo religioso de algumas pessoas. Acho um absurdo vincular Deus a caráter, opção sexual, dignidade, moral e felicidade. Fora que muita gente acha que não esta dando certo na vida porque não tem Deus no coração...Já vi pastores de igreja evangélica colocarem na cabeça de fiéis que a culpa de sua infelicidade e frustrações é do demônio, que fizeram algum "trabalho" ou coisa parecida. Isso é mais um motivo para as pessoas mais fracas se tornarem dependentes e mtas vezes darem dinheiro para as igrejas, em busca da felicidade. Muitas religiões viraram comércio, perderam totalmente o respeito. Pronto falei.

    ResponderExcluir
  2. Cara Mariana,

    Sou um ateu e fiquei impressionado com a sua tranquila exposição do tema "ateus e agnósticos". Acho que são pessoas esclarecidas e com visões equilibradas do mundo que faltam às religiões de uma forma geral, pessoas como você. Acredito que a religião é uma mal, mas mais pela postura daqueles que crêem, do que pela ação dos que pregam. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Do teismo ou ateismo.
    O que é cada um? È necessário por esta questão.
    Há pessoas que não são propriamente ateias, que
    não são nada, são chatas, têm ideias fixas, são
    do tipo só penso nisso, só penso assim, e são co
    como as religiosas, teístas, só acreditam e não
    querem pensar. Os que estão tanto de um lado
    como de outro muitas vezes não estão pensando em
    nada. Estão apenas defendendo uma posição que
    vem de uma necessidade interior profunda, inconsciente e que é necesário identificar.
    Provar a existência ou inexistência é impróprio.
    Deus,de quem nos ouvimos falar e a no impor
    com tanta insistência por todos os meios é no
    mínimo um doente, narcisista ao extremo, que diz
    "só eu", Só eu sei", só eu existo" "os outros
    não". Autoritário não admite que outros deuses
    podem existir (não me interessa aconfirmação des
    sa idéia) é também uma criança mimada que não
    aceita não admite que ninguém brinque com ascoi
    sinhas dele. Que não admite ter sido feito o
    Universos, o Mundo também por outros deuses, ou
    ainda estar a fazê-lo.......
    bem, é o reflexo de quem afinal acredita nele,
    é o crente.
    Um outro momento da crença nesse Deus - tal que
    judaico, cristão ou muçulmano, é o medo, o medo
    de estar só no Universo, e, então, precisa de
    algo que lhe dê razão de estar aqui,
    e este momento vemdo outro o da perplexidade
    de saber que existe mas não sabe como, esse
    como é algo aterrorizante mesmo, mas não posso
    fazer nada por quem precisa dessa segurança.
    Ninguém larga "essa segurança".
    E por terceiro momento é o dos atos perante o
    Mundo que meprovam que é só isso mesmo:
    cristãos, judeus e muçulamnos não estão nem aí
    para o mal que venham a causar a quem quer que
    seja.....tal qual quem em nada acredita.

    Mas não quer dizer que é necessário acrditar
    em Deus ou deuses para ser bom, bom para quê?
    Podemos discutir, que estamos no espaço, sós,
    não nos interessa quem fez ou deixou de fazer,
    que devemos tornar nossa vida na Terra, no globo
    a melhor possivel por identificação com todos
    os que são viventes, todos sem exceção.(mesmo do comentário anterior)

    ResponderExcluir
  4. Franz, obrigada pela mensagem!
    E acho a coisa simples assim...sou católica e sei que Deus prega que temos que respeitar o próximo. Mas sou "pessoa" acima de tudo e não preciso de religião nenhuma me dizendo para fazer isso. Respeito ao próximo é básico, é o mínimo.

    ResponderExcluir
  5. Mariana, posso dizer que teu texto foi sem dúvida um dos mais gostosos de se ler sobre o assunto que ja encontrei.

    Ja fui duramente criticado por ser ateu e tive que ouvir que queimaria eternamente por meu conceito e idéia 'ultrapassada'.
    Costumo dizer aos meus amigos: não faço o mal, não por medo de castigos divinos, mas por ser errado e ir de contra os costumes de uma pessoa educada, sensata e racional.
    E não faço o bem esperando recompensa, faço por achar que sempre quem precisar de ajuda e eu puder, eu vou ajudar, porque não? foi assim que obtive momentos e sabedorias maravilhosas em minha vida, ajudar por puro amor ao próximo.

    Obrigado pelo maravilhoso texto.
    Um abraço, admiro você.

    ResponderExcluir
  6. Como você mesma vira e mexe diz no Facebook: Clap Clap Clap Clap. Salva de palmas para esse texto, que expõe totalmente a cota de bom senso que todos deveriam ter mas que, infelizmente, deixam de lado ao atacarem pessoas pela sua falta de crença ou então, por serem extremamente fiéis não medem seus atos e consequências dos mesmos.

    ResponderExcluir
  7. Gente, to vermelha! Obrigada Silveira, obrigada querida Tamyris!
    Mas é td tão simples não? A religião não precisa nos ordenar, basta sermos civilizados. Pq o ser humano tem q dificultar tanto, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Mariana,
    Adorei seu texto, e concordo com tudo que o Silveira escreveu também. É bom encontrar textos como o seu e pessoas como você.

    Cada vez mais fã do seu blog...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mary, parabéns.
    Sou ateu e concordo com seu texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rara, muito rara lucidez em relação a ateus e agnósticos em uma teista. A maioria não reflete sobre e encara o ateísmo como ofensa pessoal e pecado inaceitável, defendendo que esses são perdidos e sem caráter algum. Muito bom ver que existem exceções e que essas são fundamentais na luta pelo respeito ao ateísmo

    ResponderExcluir
  11. É bom achar religiosos com a mente aberta como a sua, esperamos exatamente isto a convivência pacifica entre os dois lados, apesar que na publicidade eu gostar de um nível mais informativo do que de indagação, já que a informação levam o tema a um nível maior que é o da erudição de ambas as partes, apesar que quando ateus atacam a religião, não estão dizendo "veja como é idiota você acreditar nisto" (eu pelo menos não) na verdade atacamos a religião para desvincular ela de um possível ser que criou o universo, a religião tem pontos negativos e positivos como qualquer sistema humano (incluindo o ateismo) e é isto que ateus querem mostrar ou pelo menos fazer indagar, "a religião não é só mais um sistema humano?"

    ResponderExcluir
  12. Pedro, me da uma licencinha pra discordar, só em um ponto, de vc. Infelizmente, existem ateus que mais querem discutir e esbravejar do que ser aceito. A questão de tudo é bascicamente "cada um no seu quadrado" seja lá em que religião ou ausencia dela. Mas do mesmo jeito que existem católicos que se veem acima de qq razão, existem ateus que agridem aqueles q "creem". Ainda bem que vc não é um deles, pois quanto mais vc respeita, mais será respeitado!
    Obrigada pela colaboração e comentário!!

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, repetindo as palavras de alguns comentários acima, esse foi um dos melhores textos que eu já li sobre o tema. A maioria dos ateus e agnósticos procuram e lutam exatamente por isso que você expôs: O fim do preconceito e agressões verbais e morais pela sua falta de crença. É claro que existem também os "trolls ateus", que simplesmente se glorificam atacando indiscriminadamente a crença de outras pessoas fazendo exatamente o mesmo que grande parte dos teístas fazem conosco, mas acho isso errado. Ambas as partes precisam se aceitar, se respeitar e, como humanos, se amar. Sempre fui agnóstico antes de me tornar ateu e hoje simplesmente não acredito que o mundo como um todo necessite de um ser superior para existir, mas, ainda assim, respeito o próximo, independente de sua crença, de seu sexo, de sua cor, de sua cultura, de sua opção sexual ou de qualquer outro fator que o torne diferente de mim em algum aspecto. Afinal, ninguém é igual.

    Texto excelente, ótima forma de abordar o assunto, ainda mais vindo de uma pessoa teísta. Isso prova que os teístas e ateístas podem conviver sem que isso seja um problema. Basta discernimento de ambas as partes, respeito e, principalmente, moralidade.

    ResponderExcluir
  14. Belo texto, escrito com razão e sensibilidade. Sou materialista e tento debater com as várias seitas numa coluna no www.vermelho.org.br. Se me permite, vou reproduzir sua argumentação, na próxima segunda-feira, dia 11.

    ResponderExcluir
  15. A diferença entre um ateu e um cristão (no caso de um país de maioria cristã, como o nosso) é q o ateu leu a bíblia. Se duvida LEIA a bíblia! Se ñ tem tempo pra isso, leia alguns desses tópicos:
    Êxodo 31:14-15 (pra quem trabalha aos sábados)
    Deuteronômio 17:1-7 (pra quem acredita em outros deuses, confirmado em deuteronômio 13)
    Levítico 24:16 (aos blasfemadores)
    Deuteronômio 21:18-23 (aos filhos rebeldes)
    1 Corintios 14:34-35 e 1 Timóteo 2:9-15 (às mulheres)
    Levítico 25:44 ; Êxodo 21:20 e Tito 2:9(à escravidão)
    Isaías 13:9-18 ; Oséias 13:16 e 1 Samuel 15:3 (sinistro, um exemplo da ira de deus, e eu q achava q ira fosse pecado capital)
    Números 31:17-18 (estupro de virgens PODE!)
    E finalmente leiam (por favor) Levítico 20, o capítulo todo, pq de acordo com ele, milhões devem morrer, leiam e confiram!
    E quem acha q "Jesus" veio pra mudar isso, saiba q Jesus disse: "Eu ñ vim para mudar a lei, mas sim antes para reafirmá-la" e no Salmo 19:7 diz q a "lei do senhor é perfeita" e Lucas 19:17 diz "é mais fácl passar o céu e a terra do que cair um til da lei".
    Se ainda tiverem estômago assistam isso e chorem como eu, o "terrível e malvado ateu":http://www.youtube.com/watch?v=srDnK_V7J78&feature=player_embedded&has_verified=1

    ResponderExcluir
  16. Geeente, li essa crítica algumas vezes e cheguei até a interpreta-la mal. Nunca tinha visto essas coisas horrendas da bíblia. Me dei o trabalho de ler 1 Corintios 14:34-35 e 1 Timóteo 2:9-15 já que sou mulher:

    "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."

    Fica realmente dificil de defender uma religião desse jeito!

    ResponderExcluir
  17. Perfeita exposição de alguns dos pensamentos arcaicos, jurássicos e controversos da bíblia, caro Anonimo. Realmente nem 1% dos católicos deve ter consciência disso. E fato é, eu nunca levantaria uma bandeira de algo que desconheço por completo.

    ResponderExcluir
  18. Leonardo Albuquerque (ex-anônimo)8 de julho de 2011 às 16:08

    O vídeo do youtube que eu postei no meu comentário são do apedrejamento à 2 mulheres acusadas de adultério, mas o link não saiu direito, acho que não dei espaço depois do ":", vou tentar colocar novamente, mas caso eu não consiga, procurem no youtube por "lapidacion en islam(apedrejamento no islamismo)", mas já deixo avisado que as imagens dessa covardia são revoltantes:
    http://www.youtube.com/watch?v=srDnK_V7J78&feature=player_embedded&has_verified=1
    Isso é um exemplo do que acontece quando igreja e Estado se juntam, e por isso é importante defendermos o Estado LAICO. Ateu não é "mau", apesar da propaganda das religiões e do conceito de ímpio nos dicionários, apenas não acreditamos em deuses, e no caso dos que se manifestam, como eu, é apenas pra impedir que barbaridades como essas continuem ocorrendo, e não para ofender os que "acreditam". "Não creia, saiba!"
    Tudo de bom pra vcs, é o q eu desejo, ñ pq quero ir pro paraíso, mas pq é o q eu considero correto!

    ResponderExcluir
  19. Penso que essa seria a sociedade ideal, onde cada um respeitasse as convicções do outro. Também sou atéia, por me questionar desde criança, afinal tive uma "over-dose" de catolicismo, e uma vida inteira pra questionar. È isso Mariana, eu na função mãe, transmito esse tipo de respeito aos meus filhos, sei que munidos de respeito e educação farei pessoas bacanas, sem discriminá-los no entanto, se procurarem sua própria religião, afinal temos que ser o exemplo, e não ditar o certo. De novo adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir