09 dezembro, 2010

Pobres de Espírito

Você ai, Sr (a) Moralista, não me venha dizer que você não tem preconceitos por que é mentira deslavada. Todos nós temos. E eu tenho o meu!

Meu preconceito não está diretamente ligado a sexualidade ou a raça e menos ainda a questões financeiras.
Eu tenho preconceito por pessoas Pobres de Espírito.

No meu conceito ser Pobre de Espírito é como uma síndrome: possui uma diversidade de sintomas.

Um sintoma que pra mim marca bastante essa personalidade é o mau-gosto. Concordo que gosto não se discute, mas mau-gosto sim!
O cara acha lindo ser malandro e quer ter um carro "tunado". Compra um golzinho bola usado e rebaixa o carro até quase tocar no chão. Coloca néon e um som ultra potente. Ai sai pelas ruas da cidade, a 30 km/h (senão raspa embaixo), com o vidro aberto, o braço pra fora, o volume no máximo tocando um funk bem nojento.

Tunning - Faça você mesmo!

Ok, eu não tenho nada a ver com o mau-gosto do sujeito, mas cada um no seu quadrado. Não vem me atrapalhar no trânsito e ninguém é obrigado a ouvir o que você esta ouvindo.
Desrespeitar o espaço do outro é um sintoma.

E normalmente um cara desse é aquele que vai comprar um sorvete num dia quente e joga o papel no chão sem o menor pudor! Mais um sintoma de um Pobre de Espírito: ser porco, sem educação.
Lembram daquele caso do moleque na farmácia? Outro Pobre de Espírito!! Multa Moral neles!

Outro sintoma é burrice.
Desculpa, mas só é burro quem quer, quem não tem interesse! Potencial todo mundo tem.
E não estou falando de gente que não consegue entender matemática, ou que nunca tira uma nota boa em literatura, até porque sou uma negação em história.
Gente burra é aquela pessoa desinteressada. Sabe quando você vai com a maior paciência explicar pra alguém que tem um jeito mais prático e inteligente de fazer algo, mas a pessoa tem preguiça de pensar no assunto e prefere fazer do jeito burro? Então! Pobre de Espírito.
É gente acomodada, que faz escolhas erradas e coloca culpa na sociedade. Quer ver?
Conheci uma pessoa que ganhava um salário mínimo e foi fazer uma faculdade, ia o salário todo na mensalidade. Formou-se farmacêutica! É um exemplo de "gente que faz".

E conheci gente que reclamava da vida e dizia que não tinha oportunidade, por isso se encontrava naquela condição miserável. Culpa do sistema. E esse celular? E essa televisão de plasma? Comprou com que dinheiro? Com o mesmo que ela pagaria uma faculdade se fosse "inteligente".

Outro sintoma é ser racista e hipócrita ao mesmo tempo.
Pra mim racismo é tão absurdo que não deveria nem ser discutido. Somos todos iguais não somos? Então porque discutir sobre isso? Fim de papo. Ponto final.
O fato de eu ser branca, negra ou amarela não me faz ter mais direitos (nem menos) que ninguém. Mas tem gente que adora usar uma muleta de racismo.
Olha só:
Eu trabalhava num consultório que atendia convênio. Lá todo paciente era avisado: se faltar tem que pagar uma "taxa de falta". Não vou nem discutir aqui o aspecto educação. Não pode ir? Liga e desmarca!
A paciente faltou. Taxa de falta nela! Além do aviso sobre a taxa, uma amiga dela já tinha faltado na consulta e teve que paga-la. Ela sabia disso... Ai entra a muleta: Não é a paciente que é sem educação e deixa a dentista esperando e não aparece. É a dentista que é racista e quer cobrar a taxa dela só porque ela é negra!
Não dêem risada, é sério, ela teve coragem de dizer que eu era racista.
Me diz, quem é a racista aqui? Só porque eu sou branca eu tenho que ser racista? Isso sim é que é racismo!

Gente Pobre de Espírito também não sabe se portar e muitas vezes nem se vestir.
Gente que grita no celular num ambiente fechado, gente que ri alto demais no restaurante. Olha, tem hora e lugar pra tudo!
Quando entramos no quesito "se vestir" a coisa fica mais feia ainda. Nem tudo que está na moda dá pra você usar. E também não é pra você usar tudo que esta na moda junto! Se você souber se conscientizar em relação ao tipo do seu corpo, à roupa que escolheu, ao tamanho e caimento correto da roupa e à situação adequada. Parabéns, você sabe se vestir e usar as tendências atuais!
Acho que ela não entendeu...

E essas meia-patas flúor que estão na moda? Nada contra elas, em absoluto.



Gente Pobre de Espírito acha que quando está na moda é porque não tem erro. Amiga, usar um sapato desses "pesa". Pesa muito! Pois você precisa carregar um baita "estilo" nas costas pra poder usá-lo em plena luz do dia. Não é porque é última tendência do verão que você esta apta a usar.
E é o que eu mais vejo: mulheres acima do peso com aquela calça jeans das popozudas e um sapato desses, descendo do ônibus, passeando domingo à tarde no shopping... Quanto glamour, hein?
Ô, mulherada Pobre de Espírito!!!

Não é uma questão de ter ou não ter dinheiro, de cor, de raça, de nacionalidade. Pessoas Pobres de Espírito estão em todas as classes sociais e são de todas as cores. Em minha opinião, você não pode ser alguém descente sem ter educação, sem ter cultura. E pra isso você não precisa de um Mastercard!

6 comentários:

  1. KKk... otimo, Mari.
    Concordo em genero, numero e grau!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A questão aqui posta e os comentários têm
    origem real, verdadeira mas partem para uma direção que não leva ao fundamental que é mais
    o do direito de cidadania, o Constitucional.
    Trocando em miúdos: rudos, sons altos, atos que
    invadem a privacidade dos outros membros da
    coletividade, não o que não invade. Cada um faça
    o que quiser, vista-se, desde que não afete a
    minha vida nem eu ados outros.

    2.A Constituição me garante não ser obrigado a
    fazer, nem a deixar de fazer senão por força da
    lei.
    a) não entendendo isso, ignorantes, e os agentes sociais,polícia e judiciário não tomam
    providências enm quando solicitados:
    b)fporque ninguém é obrigado a deixar de
    fazer determinadas coisas que eu não gosto:
    c)mas os agentes sociais e judiciais esquecem
    que no texto da lei há o preceito que eu também
    não sou obrigado a ouvir o barulhão, viver na
    sujeira das cidades produzidos pelos outros
    porque assim sendo sou obrigado a deixar de fazer o que eu queropelos outros.

    Neste artigo seu você esqueceu dos direitos fun
    damentais e colocou somente a questão gosto-gosto
    bom gosto, preconceitos, não se trata disso
    mas da Constituição. Quem quiser que ande de
    sapato amarelo, ouça seu somm no mais alto volume
    mas somente dentro de um espaço que não atinja
    quem não o quer ouvir. Isto está na Constituição
    e está bem claro, " a fazer, nem deixar de fazer"
    nãopodemos pobrigar ninguem a deixar de ouvir
    estupidamente como o faz os mocorongos, mas os
    mocorongos nãopodem me obrigaar a fazer,
    a Justiça tem o dever de me defender neste caso.
    Levy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário que aqui se encontrava foi excluído por motivos de falta de educação de quem o fez. Opiniões são bem vistas por aqui, mesmo sendo contrárias as minhas, mas não são toleradas ofensas, xingamentos, ou "baixo nível". Portanto, fica aqui meu esclarecimento do motivo do comentário ter sido deletado.

      Excluir
  3. Levy, concordo com suas colocações, mas esse post é uma simples opinião minha sobre bom-senso, e não uma explanação sobre leis.
    O texto se trata do que incomoda a mim, livre de contituições e justiça. Só isso!

    ResponderExcluir
  4. MAS AS VEZES OPINIÕES GERAM POLEMICAS!!
    MUITAS PESSOAS AMAM O QUE VOCÊ CRITICOU,(Um sintoma que pra mim marca bastante essa personalidade é o mau-gosto. Concordo que gosto não se discute, mas mau-gosto sim!
    O cara acha lindo ser malandro e quer ter um carro "tunado". Compra um golzinho bola usado e rebaixa o carro até quase tocar no chão. Coloca néon e um som ultra potente. Ai sai pelas ruas da cidade, a 30 km/h (senão raspa embaixo), com o vidro aberto, o braço pra fora, o volume no máximo tocando um funk bem nojento)
    EXEMPLO: O FUNK VELHO SE TOCA , FUNK FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA, COMO O PAGODE, SAMBA DE RAIZ, SERTANEJO TANTO UNIVERSITARIO, TANTO DE RAIZ,ROCK,HIP HOP, RAP, ISSO AI É UMA PAIXÃO PRATICAMENTE DO BRASIL TODO, MEDE SUAS PALAVRAS NA HORA DE POSTAR ALGO OU PRINCIPALMENTE CRITICAR ALGO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Anonimo, opiniões são sempre bem vindas por aqui. A minha opinião e gosto são discutíveis, mas é fato que o direito de um esbarra no direito do outro. Então, não importa música, mas ninguém é obrigado a ouvir em altíssimo som o que um só decidiu.
    Quanto ao seu outro post, sinto muito, ofensas não são permitidas aqui ok?
    ;)

    ResponderExcluir