15 agosto, 2011

Dois pontos - travessão


Esses dias estava reparando como alguns homens agem como mulheres. Ok, pode até parecer uma afirmação machista (coisa que não sou), dessas que cataloga comportamentos masculinos e femininos, mas não é. Convenhamos que alguns comportamentos são, sim, bem característicos de acordo com o gênero.

Não estou aqui para generalizar nada, porém dá até pra gente traçar um perfil de comportamento das mulheres, salvo algumas exceções que não se enquadram na descrição. Mulheres são emocionais, agem usando o coração. Na verdade não usam nada quando agem, simplesmente agem, de forma instintiva, intuitiva, passional. Mulheres são sensíveis, muitas vezes melindrosas, cheias de “entre linhas” e conotações. Se você é uma exceção tá tudo bem, não precisa ficar nervosa comigo.
 Não que eu seja assim (de fato não sou lá uma sra. representante da alma feminina) e não que eu condene tais comportamentos e modus operandi, muito pelo contrário, isso é o que se espera de mulheres.
Agora ver isso em um homem são outros 500´s. Simples assim: não é natural. 


Acho que é por isso que me incomoda tanto de ver homem no modus operandi feminino. Detesto esse papo de que homem que é homem não chora, não lava louça, não troca fralda, não discute relação, não cozinha, não me generalize, mas tudo tem limite.
E como tem homem cheio de firulinhas que nem mulher! Homem que vive a vida de joguinho emocional, a vida de meias palavras, de manipulação, de mensagens subliminares, homem que vive a vida de pisar em ovos, de tratar com dedos, vida de mimimi, não merece meu respeito. 

Dentro da característica do gênero, até espera-se de uma mulher um beicinho, não gosto dele (opinião particular minha), mas está dentro de um contexto coerente. Marmanjo de beicinho pra mim é drag queen. Homem que pensa mais de 2x pra dizer qualquer coisa, dá preguiça. Caras que não se posicionam, não se apresentam, permanecem em cima de muros com medo de conseqüências não tem a minha admiração. Eu não costumo gostar de pessoas assim, seja fêmea ou macho, mas quando vejo isso em um homem a coisa fica muito mais peluda.

Homem tem que ter atitude, tem que fazer valer os colhões que tem no meio das pernas. Tem que acreditar no que pensa, no que quer, no que valoriza e agir de acordo com isso. Não de acordo com o que os outros pensarão dele, ou de acordo com o que espera-se dele. Ok, está sujeito a levar um não, a não ter aprovação, a ser contrariado, a desagradar e a falhar. Está sujeito até a arranjar uma briga. E que venha a briga! Homem que é homem não foge de brigas e não estou falando de socos e voadoras (que é mais coisa de animal do que de homem) e sim de idéias. Homem que foge dessa briga é menina.

Já disse isso em outros textos, homem covarde baila entre as piores espécies de pessoas que existem.
E ser covarde é só o primeiro nível de desvio de comportamento, de personalidade. O foco da questão está mais a fundo. Um cara que evita conflitos a qualquer custo, tendo atitudes de cocota, na verdade tem medo de ser contrariado, medo de não ter êxito na sua tentativa de agradar, medo de falhar, de perder o afeto, a admiração que conquistou, de perder o que cativou. Deixa eu te contar uma coisa então, caro Macho Alfa: você não vai perder tudo por uma discussão ou por conflitos de idéias, a não ser que o que você é ou tem, não seja concreto.

(pausa silenciosa)

Hummm...acertei né? Você é tão inseguro que não acredita nem em você mesmo. Mas olha, tira esse peso das suas costas, pois é impossível agradar sempre, estar certo sempre.

Em relacionamentos amorosos, por exemplo, lidar com mulheres nem sempre é tarefa simples, eu sei. E às vezes o cara na intenção de agradar, faz/diz o que ela espera dele. Colega, você errou tanto ai! Promete que não faz mais isso? Que valor tem isso se não veio de você? Seja você, aja como você e diga o que você pensa. Se ela vai gostar ou não, é outra história.

Na língua portuguesa existem algumas formas de você representar um diálogo, ou fala de personagens (não que eu seja uma gênia da língua portuguesa, mas dá pra dar um pitaco, nesse caso). Alguns escritores utilizam-se da fórmula “dois pontos - abre aspas”. Exemplo:
 Ela questionou o namorado:

Onde você esteve noite passada?

E outros preferem “dois pontos - travessão”.
Ele respondeu a ela:
- Saí para tomar um ar.

Agora pega esse exemplo, faça a sua escolha e use na sua vida.

Faça da sua relação com você mesmo, com sua companheira, seus amigos e sua família um diálogo com travessão. Depois dos dois pontos vem a fala, a idéia, simples, reta, direta, honesta, clean.
Não coloque aspas na suas atitudes, conversas, nas suas intenções, nas suas vontades e desejos, nas suas idéias e pensamentos. Não melindre, não manipule, não jogue, não brinque, não mascare. Não floreie dissimuladamente. Principalmente se você é um homem... Principalmente se você é homem.

Pois homem que é homem pode sim comer mel, sem ter que mastigar a dona abelha, mas não pode fazer biquinho pra vida. Na próxima encarnação boto você na fila do útero, porque das duas, uma: ou você ganha o direito legítimo de fazer beicinho, ou assim quem sabe tu não fica um pouco mais macho, afinal de contas carregar uma criança na barriga não é pra qualquer um.

Um comentário:

  1. Como sempre... compartilhei seu blog no meu facebook!
    Adorei o texto e concordo com cada palavra... Homem covarde não da! rs

    Beijos

    ResponderExcluir