17 junho, 2011

Um Café de verdade, na falsa Penedo-RJ

Penedo fica no sul do Rio de janeiro e é conhecida como Finlândia brasileira. É uma cidade turística e fofa. Ponto final.
(...)

Falando sério agora, Penedo não me convence. É toda pomposa com a famosa (?) arquitetura da Finlândia e se vende como a Campos do Jordão dos cariocas (to achando que não vão deixar isso barato). Mas olha só, quando eu quero passar frio (que eu adoro) vou pra Campos, ou Monte Verde, ou até mais próximo...Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí. Ou seja, subo a serra, vou pras montanhas.

Santo Antonio e São Bento têm uma altitude parecida na faixa de 1.100m. Monte Verde em Minas Gerais é um pouco mais alta, 1.550m. E Campos do Jordão é a mais alta delas com 1.700m de altitude. Quanto mais alto, mais frio. Quanto mais frio, mais eu gosto!
E Penedo tem os incríveis...550m de altitude. Uau.

Mas ó, Penedo é que nem Campos: cheio de carro bonito, restaurante caro, e gente metida desfilando encapotada (!!!). 
Cachecol e gorro em Penedo?  Dá não.

Gosto disso não. Fake.

Enfim, perda de tempo. Se você quer frio pra valer, sobe a serra...não a do Mar. Se bem que é só uma questão de ponto de vista, né? Para quem está no nível do mar (Le-se Rio de Janeiro) subir fantásticos 550m já da pra curtir um bom friozinho. (hãn?)

Enfim, tava eu e Fernando voltando de Juiz de Fora-MG e entramos em Penedo para almoçar. Procuramos um lugar onde não fossemos roubados e comemos nossa truta. E Fernando não vive sem um café, nem eu.  Batemos o olho no Pérgola Café Gourmet, lugar bacaninha esse.


O Pérgola fica na avenida principal de Penedo, numa esquina bem no miolinho de tudo.



 O lugar é muito aconchegante, as paredes internas de tijolo aparente descascado, com cara de envelhecido.  Lustres pendentes lindos e principal feito de xícaras e bules é um charme só . Tudo muito bem decorado.




Sentamos na varanda, numa mesa com duas poltroninhas. Eu prometi pra mim que não ia entrar lá pra ver chocolates e doces. Mas eu minto. Entrei. Chocolates I don´t give a shit!, mas não digo o mesmo para os doces.

Pra quem assiste Dexter, tem um episódio que uma velha amiga dele (a Camilla) esta internada com câncer de pulmão em fase terminal. E tudo que ela quer é encontrar a melhor lemon pie de Miami. Fiquei meio obcecada com isso. Pra mim, torta de limão tinha meio que virado um boné velho, qualquer espelunca tem, como tudo que nossa amiga Carolina Mendes descreve na sua coluna Jantando no Orkut, do Marketing na Cozinha.

Dentre várias opções, uma mais linda que a outra, lógico que escolhi a danada da lemon pie.
E por Deus, que torta de limão é aquela?! Eu não estava buscando a melhor torta de limão, como a Camilla, mas ela me encontrou. Nunca comi uma torta tão boa!

infelizmente ela não é tão grande quanto parece na foto

mas que torta é essa?
O café corretíssimo do sul de Minas, Fazenda Ponte do Funil.

Só a conta que não agrada muito, R$18,00 por 2 cafezinhos e uma torta não é exatamente uma pechincha.

E não, não vá à Penedo.
Mas se for, não deixe de passar no Pérgola!




8 comentários:

  1. Olá.. tudo bem? Parabéns pelo blog.. muito bacana!

    Eu queria saber se em seu blog existem muitos outros post como esse, onde vc relata sua experiência vivida nos estabelecimentos, uma vez que trabalho em um guia on line que está em busca de blogs com esse perfil para patrociná-los.

    No Aguardo,

    Abrs,

    Vânia

    vaniamariagarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prefiro o Café Finlandês em frente ao Pérgola,
    o atendimento pelos proprietários é nota 1000, super-simpáticos... com relação ao cardápio igualam-se, vence o Finlanês pela gama de cervejas importadas e o som ambiente.... Em materia de toras achei a do Pergola melhor um pouco.
    Com relação aos cometários sobre Penedo, endosso o que foi dito por você.

    ResponderExcluir
  3. Penedo é 10. Na casa do chocolate, bem na entrada da vila o chocolate quente finlandês é maravilhoso, o melhor que já tomei...

    Cabe lembrar que Penedo tem várias altitudes, os 550 m são na parte baixa, no alto de Penedo passa dos 1000 m, a apenas 3 km do centrinho, e lá sim faz muito frio no inverno. Além disso, Penedo tem mais atrativos que as outras (Campos do Jordão p. ex.) pois de lá é possivel visitar no mesmo dia o Parque do Itatiaia, com suas altitudes acima de 2700m e as vilas de Visconde de Mauá, Maringá (RJ e MG) e Maromba, todas acima de 1000m.

    Vá sim a Penedo e apaixone-se pelo local...

    ResponderExcluir
  4. Em termos de serra e natureza recomendo as vilas de Penedo, Monte Verde e Visconde de Mauá, todas na região da Mantiqueira.

    Campos do Jordão infelizmente já virou cidade grande... bom apenas para quem gosta de transito, falta de estacionamento etc.

    ResponderExcluir
  5. Somos apaixonados pelo estilo europeu das construções de Penedo, Campos do Jordão e Monte Verde, este é o diferencial turístico destas cidades serranas...

    ResponderExcluir
  6. Sobre o Pérgola, os chocolates são mt bons!! Sobre penedo em geral infelizmente não tenho q falar mt pois passei minha lua de mel de uma semana lá de segunda a sexta e infelizmente as lojas, shopping dos duendes, shopping rio das pedras; só abriram na sua totalmente sexta, sabado e domingo, logo segunda, terça, quarta e quinta nós ficamos rodando de carro por penedo na esperança de encontrar lojas abertas. Até encontramos algumas lojinhas abertas esses dias mas não as lojas bem legais q queriamos!! Por isso é melhor somente passar um final de semana se quiser encontrar tudo aberto senão só restará fik direto dentro da pousada.Sobre bares e restaurantes sempre ficam abertos até tarde da noite!

    ResponderExcluir
  7. para de show, amo Penedo, aquele cantinho chique e aconchegante, mesmo assim gostei do blog

    ResponderExcluir