28 março, 2011

Café em Atibaia


Num fim de semana desses Fernando e eu fomos namorar em Atibaia, cidade do interior paulista.

Em minha completa ignorância não tinha idéia do tamanho da cidade e não conseguia nem fazer um comparativo com Taubaté, cidade que moro atualmente (já que ter São Paulo como base para comparações não adianta muita coisa).

Algumas observações me levavam a crer que Atibaia era maior que Taubaté. Pela civilidade da população e do transito. Pelos altos níveis de residências (casas maravilhosas!) e automóveis da cidade. E pelos estabelecimentos comerciais. A primiera vista, Atibaia parecia ao menos com um bom poder econômico.
No entanto, notei que Atibaia não possuía um shopping e nem lojas do Pão de Açúcar, que dá até para considerá-los como indicadores do nível de desenvolvimento e crescimento de uma cidade. E vi muitas ruas de paralelepípedo. Taubaté já não tem ruas de paralelepípedo.

Bom, apelamos para o Google.
Atibaia possui nem 130mil habitante, que é metade da população de Taubaté!

Fiquei impressionada com o dado! 
Não exatamente pelo número em si, mas por uma comparação. Adoro Taubaté, mas como me fazem falta os Cafés que eu tinha em São Paulo! E em Atibaia, que é muito menor que Taubaté, vi pelo menos uns 5 Cafés só em meu caminho, sendo um deles uma loja do Frans Café.

Isso prova que sentar-se em um Café não é questão de dinheiro ou tamanho... É cultural. Como já comentei um dia desses no post Café Cultural

Taubaté é totalmente falha nisso. Os únicos Cafés que existem estão dentro do único shopping da cidade... e são: Casa do Pão de Queijo, uma casa do Chá Mate Leão, mas nada com o conceito  principal de um Café, com exceção do Frans. Mas que também não anima por também ficar dentro do shopping. O único que atendia minhas expectativas acabou fechando as portas, como já mencionei aqui.
  
Enfim, Atibaia me cativou por pensar como eu! 
Atibaia tem Cafés!!
=)

Aliás, vale destacar por lá um lugar delicioso em que jantamos, o Comadre
O restaurante é pequeno, com uma decoração bonita e rústica. O forte da casa são os risotos, mas eu estava estávamos com vontade de massa e vinho. 

fachada 

salão interno
 
Começamos com um bolinho de bacalhau delicioso! Optei por um talharim ao Fughi Sech e o Fernando por um de Salmão e Espinafre. Ótimas escolhas! 

E lógico...sempre que possível parávamos no Café!
Taubaté bem que poderia aderir também à essa cultura!

16 março, 2011

The Cube - mudando conceitos!

 Vem aí mais uma engenhosa e admirável estratégia de marketing.
 A bola da vez é da imensa empresa suéca de eletrodomésticos, Electrolux.

A idéia é bem maluca e veio para mudar nossos conceitos de “refeição”, tanto no que se diz respeito à gastronomia em si e principalmente no que se diz respeito à sensação de jantar num lugar único e totalmente singular.

A Electrolux em parceria com a Park Associati, empresa italiana de Arquitetura, criou o The Cube que é o pavilhão (espaço físico) onde acontecerão tais jantares e almoços surreais.



Os Cubes terão cobertura de alumínio cortada a laser, uma sala de jantar com uma única mesa que acomodará 18 pessoas, e um terraço de 50m² que dá uma bela vista dos arredores. 



A cozinha será inteiramente equipada com os eletrodomésticos de ponta da Electrolux (o pulo do gato!) e ficará totalmente a vista dos afortunados comensais. Lá os chefes prepararão seus menus valorizando os ingredientes locais.

O mais louco de tudo isso é que os Cubes ficarão localizados em cima de famosos monumentos espalhados pela Europa, por tempo determinado. E assim passarão de país a país, de monumento a monumento.


A idéia é proporcionar uma experiência única para os 18 convidados, apreciando o melhor da gastronomia de grandes chefes em um lugar completamente inédito. Os Cubes servirão duas refeições por dia, todos os dias, durante 3 meses em cada lugar.

O primeiro Cube será em Bruxelas na Bélgica, em cima do monumento Parc du Cinquantenaire, e terá sua primeira refeição em 1º de Abril. E não, não é mentira!

 O The Cube no Parc du Cinquantenaire, em Bruxelas

De lá o The Cube segue para Itália, Rússia, Suíça e Suécia.

Vocês se lembram do Dinner in the Sky, que teve sua edição aqui em São Paulo?


 Pois é! A concorrência não está pequena e agora a Brastemp que andou meio queimada depois do vídeo de um cliente insatisfeito, vai ter que correr atrás do prejuízo.


A Brastemp que se cuide! E a gente torce para o The Cube dar uma passadinha pelo Brasil...

Já pensaram? 
The Cube no no meio do lago do Ibirapuera...
The Cube no Pão de Açúcar...